
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Zapp, Univaldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87711 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87711 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Luís Fernando Cerri | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A prática pedagógica nos cursos técnicos de Segundo Grau no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, de 1971 a 1996 constitui o centro das preocupações desse trabalho. Considerando que durante este período estava em vigência a LDB 5.692/71, que universalizou o ensino profissionalizante de Segundo Grau, e que um dos seus objetivos era o "preparo para o exercício consciente da cidadania", procurou-se através de referências bibliográficas, documentos de regulamentação pedagógica, planos de ensino e entrevistas com professores, fazer um levantamento de dados que permitissem a análise das práticas escolares dos professores sob o enfoque do desenvolvimento da consciência crítica e da educação para a cidadania. Como ensino profissionalizante teve, desde sua criação, em 1909, um enfoque de instrumentalizar tecnicamente os trabalhadores para desempenharem funções práticas nas indústrias, voltadas predominantemente para o fazer, foram selecionados os dados fornecidos através das entrevistas com os professores, que tornou possível levantar elementos de análise, que permitiram focalizar o tema proposto e avaliar a prática do ensino nos cursos profissionalizantes a partir das mudanças que a vigência da lei estabeleceu, bem como as resistências e modificações graduais, originadas de rediscussões do modelo de formação, dentro do CEFET-PR. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The pedagogical practice at the technical courses of Segundo Grau at the Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, from 1971 to 1996, constitutes this work's center of preoccupations. During this time it was in force the Lei de Diretrizes e Bases da Edcução Nacional nr. 5.692/71, that universalized the professional teaching of 2° Grau, and one of its aims was to "prepare to the conscious exercise of citizenship"; this work seeked, through bibliographical references and interviews with teachers, to make a data survey that could allow the analysis of scholar practices of teachers under the focus of the development of critical consciousness and education for citizenship. As the professional teaching had, since its creation, in 1909, a focus of technical instrumentalization of workers to perform practical functions, above all to the make it, were chosen data provided by interviews with the teachers, that made possible to establish analytical elements, that allowed focusing the theme and evaluate the teaching practice of the professional courses according to the changes that the force of the law established, and also the resistances and gradual changes, originated from rediscussions about the formation model inside the CEFET-PR. | - |
| Formato: dc.format | iii., 105 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro de Educaçao Tecnologica do Paraná (CEFET-PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Educação para a cidadania e desenvolvimento da consciência crítica no ensino técnico : análise e preposição da prática pedagógica a partir da experiência do CEFET-PR, de 1971 a 1996 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: