Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Letícia | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87709 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87709 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 74-77 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade, refletindo principalmente sobre o tema planejamento nos berçários. Busca problematizar como o cuidar e educar é inserido nos planejamentos das atividades dos Berçários de CMEIs de Curitiba. Para tanto, como metodologia foi pesquisado e estudado os próprios planejamentos dos berçários de dois CMEIs de Curitiba. Também foi estudado alguns documentos da Secretária municipal da educação, como o Referencial para estudo e planejamento na educação infantil (2010) e o currículo da educação infantil (2016). Foi realizado um apanhado histórico sobre o sujeito, criança e infância tendo como base teórica Àries, em especial sua obra História Social da Criança e da Família. Também foi realizada uma breve revisão sobre a história da Educação Infantil e por fim o tema planejamento é explorado primeiramente com as bases teóricas para haver um entendimento do assunto, para então ter subsídios para realizar as análises dos planejamentos dos berçários. Como principais conclusões percebe-se um olhar sensível para o tema educar e cuidar, por parte dos professores atuantes nos CMEIs pesquisados, sendo assim mesmo que a partir de práticas sutis, confirma que o cuidar e o educar na prática com bebês, são aspectos necessários, diferentes e indissociáveis. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Recreação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creches | - |
Título: dc.title | Prática educativa com bebês : estudos e análise de planejamentos para os berçários da Rede Municipal de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: