
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Perly, Fernanda Georgia Rengel | - |
| Autor(es): dc.creator | Penner, Ana Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87703 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87703 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bona | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 80-84 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise de diversas questões relacionadas à biblioteca, à literatura infantil e à formação de leitores no contexto específico da Educação Infantil, caracterizando suas particularidades e refletindo sobre uma série de aspectos presentes no processo de formação literária. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, realizado na biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, na cidade de Curitiba, Paraná. Este CMEI é o único da cidade que funciona com turmas diferentes em cada turno e que possui uma biblioteca especialmente destinada para a Educação Infantil, a Niceteca, local que proporcionou uma série de reflexões significativas acerca da formação do pequeno leitor. A mediação dos agentes de leitura ou demais adultos que trabalham com a literatura infantil ganha destaque nessa discussão, pois corresponde ao relevante trabalho de pôr as crianças em contato com os livros, de forma que elas adquiram prazer em ler e lhes sejam garantidos todos os benefícios que a literatura pode proporcionar. Para isso, os livros presentes na biblioteca da Educação Infantil também ganham atenção especial, revelando sua qualidade pela sua capacidade de estimular a imaginação, prender a atenção da criança e a surpreender com suas incríveis tramas. A contação de histórias tem um papel muito importante nesse âmbito, sendo uma forma cativante e envolvente de se comunicar com as crianças, fazendo com que se sintam envolvidas nos cenários das narrativas. O processo de formação literária é complexo, necessita de uma perspectiva que valorize a criança, bem como de políticas que possibilitem o acesso da criança à biblioteca e aos livros, a fim de que ela efetivamente possa se apropriar da sua formação como leitora. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | - |
| Título: dc.title | Estudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: