Estudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorPerly, Fernanda Georgia Rengel-
Autor(es): dc.creatorPenner, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87703-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bona-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 80-84-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise de diversas questões relacionadas à biblioteca, à literatura infantil e à formação de leitores no contexto específico da Educação Infantil, caracterizando suas particularidades e refletindo sobre uma série de aspectos presentes no processo de formação literária. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, realizado na biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, na cidade de Curitiba, Paraná. Este CMEI é o único da cidade que funciona com turmas diferentes em cada turno e que possui uma biblioteca especialmente destinada para a Educação Infantil, a Niceteca, local que proporcionou uma série de reflexões significativas acerca da formação do pequeno leitor. A mediação dos agentes de leitura ou demais adultos que trabalham com a literatura infantil ganha destaque nessa discussão, pois corresponde ao relevante trabalho de pôr as crianças em contato com os livros, de forma que elas adquiram prazer em ler e lhes sejam garantidos todos os benefícios que a literatura pode proporcionar. Para isso, os livros presentes na biblioteca da Educação Infantil também ganham atenção especial, revelando sua qualidade pela sua capacidade de estimular a imaginação, prender a atenção da criança e a surpreender com suas incríveis tramas. A contação de histórias tem um papel muito importante nesse âmbito, sendo uma forma cativante e envolvente de se comunicar com as crianças, fazendo com que se sintam envolvidas nos cenários das narrativas. O processo de formação literária é complexo, necessita de uma perspectiva que valorize a criança, bem como de políticas que possibilitem o acesso da criança à biblioteca e aos livros, a fim de que ela efetivamente possa se apropriar da sua formação como leitora.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleEstudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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