Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Bento, Andressa da Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | Gaska, Amanda Cristine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87683 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Sandra Guimarães Sagatio. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 39-40 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo analisa a importância da Literatura Infantil no ambiente hospitalar por meio de um projeto de extensão intitulado "A Literatura Infanto-juvenil no Ambiente Hospitalar", que é desenvolvido no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2002. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo descritiva e aplicada com uma linguagem predominantemente qualitativa. Verifica-se, por meio de análise documental, a necessidade da Literatura Infantil no hospital como parte da formação global das crianças que passam por processos de hospitalização. Utiliza-se como instrumento de pesquisa um questionário aplicado às voluntárias do Projeto de Literatura Infanto-juvenil desenvolvido no HC no ano de 2016-2017. Este questionário conteve questões abertas sobre a Literatura Infantil no ambiente hospitalar. Foi realizado também um levantamento de autores que discutem a temática da Pedagogia Hospitalar no período de 1985 a 2013. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Literatura Infantil é importante no desenvolvimento das crianças e pode melhorar o seu quadro clínico. Além disso, evidencia que a Literatura Infantil também pode propiciar momentos de descontração, alegria e imaginação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study analyzes the importance of Children's Literature in the hospital environment through an extension project titled "Children's Literature in the Hospital Environment", which has been developed in the Hospital de Clinicas (HC) of the Federal University of Paraná (UFPR) since 2002. The research methodology is characterized as descriptive and applied with a predominantly qualitative language. Through documentary analysis, the need for children's literature in the hospital is verified as part of the overall training of children who pass by hospitalization. A questionnaire applied to the volunteers of the Child and Youth Literature Project developed in HC in the year 2016-2017 is used a research instrument. This questionnaire with open questions, on Children's Literature, in the hospital environment. It was made a research of authors who discuss the theme of Hospital Pedagogy from 1985 to 2013. The results of the research show that Child Literature is important in children's development and can improve their clinical condition. It also shows that Children's Literature can also provide moments of relaxation, joy and imagination. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Livros e leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospitais infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação social - Projetos | - |
Título: dc.title | A importância da literatura infantil no ambiente hospitar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: