O brincar como cultura infantil : o lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3 ao 5 ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorHortelã, Amanda Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87682-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Andréa Cordeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 62-66-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho teve como objetivo perceber a relevância do brincar enquanto cultura nas práticas educativas do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Curitiba. Para tanto, foram necessários uma análise bibliográfica com abordagem qualitativa para identificar as concepções de brincar e cultura presentes na escola observada. Para tanto, foram realizadas entrevistas e aplicado questionário com as professoras que ministram suas aulas nesta etapa de ensino na escola. Além disso, ocorreu uma entrevista semiestruturada com as crianças para identificar em quais momentos e contextos estas crianças brincam. Os autores que deram apoio à discussão foram: Corsaro, Cordeiro, Spréa, Piaget, Vygotsky, dentre outros. Mostrou-se a necessidade de analisar os documentos legais que ampliam as discussões a cerca sobre o tema. Constatou-se a restrição por parte dos docentes em utilizar atividades lúdicas, por outro lado, os recreios configuraram-se como um espaço frutífero de socialização das crianças, no qual se produz cultura através da cultura de pares.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present work had purpose to realize the relevance of play while the culture on educative practice on 3rd to 5th grade of Elementary School in a Municipal School of Curitiba. For that, was necessary a bibliography analyze with qualitative approach to identify the concepts of play and culture present at the observed school. For that, was accomplished interviews and applied questionnaire with the teachers that lectures their class at this stage of teaching at school. Besides that, a semi- structured interview happened with the children to identify which moments and contexts these children play. The authors that gave the discussion support was: Corsaro, Cordeiro, Spréa, Piaget, Vygotsky, among others. Showed the necessary to analyze the legal documents that amplify the discussion about the topic. It was found the restriction by part of the professors in using entertaining activities, on the other hand, the recess configure itself with a useful space of the children socialization, in which it produces culture through culture of pairs.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicas-
Título: dc.titleO brincar como cultura infantil : o lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3 ao 5 ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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