Muralismo chileno como inspiração política e poética : um olhar a partir da experiência de mulheres em coletivos artísticos

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Nicolli Bremer dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87672-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Elisa de Castro Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho busca socializar conceitos relacionados à história do Muralismo Chileno, como é conhecido popularmente o muralismo político que surgiu no Chile na década de 1960 e se espalhou pela América Latina, apontando influências políticas e visuais contidas em murais realizados por mulheres em coletivos artísticos no Brasil, dos quais a autora deste trabalho participa. Divide-se em três partes: Na primeira, enfoca o estudo do livro Puño y Letra (2016), de Eduardo Castillo Espinoza, que trata da história do muralismo político no Chile, protagonizado pelas Brigadas Muralistas e por artistas que apoiaram a campanha da Unidade Popular (Coligação da Esquerda Eleitoral Chilena). Devido à escassez de referenciais sobre o tema, principalmente em língua portuguesa, este material se caracteriza como uma homenagem, tendo como um dos objetivos tornar acessível o assunto tratado em Puño y Letra (2016), a partir de uma tradução livre da pesquisadora. Ao longo de sua história, a visualidade chilena manteve suas características revolucionárias, atuando como arte política: sempre há uma mensagem a ser representada através da intervenção artística, que, segundo Espinoza, costuma ser de grande formato e realizada coletivamente. Esta experiência artística e política gerou uma identidade visual onde o povo se reconhece, que foi perpetuada por vários coletivos e artistas ao redor do mundo. Na segunda parte, se explicita a influência do muralismo político através do relato de experiência na construção de três pinturas murais com participação da pesquisadora e outras mulheres, abordando os aspectos artísticos e políticos que os envolvem. Posteriormente, na terceira parte se apresenta uma proposta artística e pedagógica a partir da produção do fanzine autoral intitulado "Muralismo: Uma arte de luta", que expõe brevemente a história do muralismo político no Chile visando à difusão educativa de algumas técnicas artísticas para a realização de murais pela população local-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPintura e decoração mural-
Palavras-chave: dc.subjectSocialismo e arte-
Palavras-chave: dc.subjectArtistas - Chile-
Título: dc.titleMuralismo chileno como inspiração política e poética : um olhar a partir da experiência de mulheres em coletivos artísticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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