Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eduardo, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Toledo). Curso de Graduação em Medicina | - |
Autor(es): dc.creator | Ruschel, Marina Castanhel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87614 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87614 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Me. Eduardo Gomes | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo, Curso de Graduação em Medicina | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Bexiga Hiperativa refere-se a uma síndrome multifatorial associadaamanifestações clínicas do trato urinário baixo, que possui maior prevalênciaemmulheres e pode estar associada a disfunções anatômicas, como o prolapsodeórgãos pélvicos e/ou incontinência urinária de esforço. Trata-se de umacondiçãoque compromete fortemente a qualidade de vida, podendo evoluir comodesenvolvimento de distúrbios psicológicos e mudanças nos padrões desono. Pode,também, estar associada com uma maior incidência de quedas, fraturasósseaseinfecções do trato urinário, os quais possuem alto impacto sobre a saúdeemgeral esão fortes indicadores de morbidade. O tratamento abrange tantocondutasconservadoras como opções cirúrgicas. Assim, faz-se necessário, umalinhadepesquisa que determine e compreenda a atuação do procedimento cirúrgicodereestruturação da anatomia pélvica na resolução da Bexiga Hiperativa, comopropósito de oferecer uma opção que propicie uma melhora na qualidadedevida. Objetivo: Avaliar a evolução clínica da hiperatividade detrusora em mulheres submetidas a procedimento cirúrgico para correção de disfunção anatômica, seja por prolapso de órgãos pélvicos e/ou incontinência urinária de esforço (IUE), emseguimento de três meses. Métodos: Foram avaliadas, em estudo longitudinal, exploratório, prospectivo, de abordagem direta, pacientes com hiperatividade detrusora comprovada por teste urodinâmico e prolapso de órgãos pélvicos e/ou incontinência urinária de esforço, submetidas à correção cirúrgica da disfunção anatômica. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário validado em português ICIQ-OAB (anexo 2), aplicado antes e 3 meses após o procedimento cirúrgico. Após a tabulação de dados, comparou-se os escores obtidos e a taxa de melhora clínica. Resultados: Foram incluídas 19 pacientes no estudo. Um total de 17 (89,47%) pacientes adquiriram melhora do escore de sintomas da BH após o tratamento cirúrgico, enquanto 1 (5.26%) não obteve melhora e apenas 1 (5.26%) teve piora. Ovalor médio do escore pré-cirúrgico foi de 7.37 (± 2,31), enquanto a média do escore pós-cirúrgico foi de 2.42 (± 1,43) (p = 0,0000003665). Conclusão: Nesse estudo demonstrou-se que o procedimento cirúrgico para correção de disfunção anatômica em mulheres, seja por prolapso de órgãos pélvicos e/ou incontinência urinária de esforço é um método efetivo para melhora dos sintomas relacionados à hiperatividade detrusora | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bexiga Urinária Hiperativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incontinencia urinária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prolapso de órgão pélvico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aparelho urinario - Doenças | - |
Título: dc.title | Evolução clínica da hiperatividade detrusora em pacientes com disfunção anatômica submetidas a tratamento cirúrgico, na região oeste do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: