
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rigon, Bruno Gleizer da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Toledo). Curso de Graduação em Medicina | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Lucian Carlos Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87612 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87612 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Bruno Gleizer da Silva Rigon | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo, Curso de Graduação em Medicina | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Longas jornadas de estudos e exigências do aprendizado podem afetar adversamente a saúde física e mental do estudante de medicina, sendo necessário um padrão de sono de qualidade capaz de proporcionar restauração e bom funcionamento das funções biológicas. Objetivo. Analisar a qualidade do sono de estudantes de medicina de duas universidades públicas e sua correlação com sintomas depressivos, sonolência diurna excessiva e fadiga severa. Métodos. A amostra foi composta por 264 estudantes. Os dados foram coletados por meio de cinco questionários autoaplicáveis: o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), a Escala de Sonolência de Epworth (ESE), a Escala de Severidade da Fadiga (FSS), o Inventário de Depressão de Beck (BDI) e um questionário sobre hábitos de vida. A análise estatística utilizou teste qui-quidrado, sendo considerado como nível de significância estatística um p<0,05. Resultados. Verificou-se má qualidade do sono em 83% da amostra e valores de correlação estatística entre este fator e sintomas depressivos (p=0,000785), fadiga severa (p=0,000235) e sonolência (p=0,0509). Conclusão. Demonstrou-se que grande parcela dos estudantes apresenta má qualidade do sono e uma significância estatística entre este fator e sintomas de depressão e fadiga severa, com menor correlação com a sonolência | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Long study hours and learning requirements can adversely affect the medical student's physical and mental health, requiring a quality sleep pattern capable of restoring and maintaining biological functions. Objective. To analyze the sleep quality of medical students from two public universities and their correlation with depressive symptoms, daytime sleepiness and severe fatigue. Methods. The sample consisted of 264 students. Data were collected using self-administered questionnaires, the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI), the Epworth Sleepiness Scale (ESE), the Fatigue Severity Scale (FSS), the Beck Depression Inventory (BDI) and a questionnaire about lifestyle habits. Statistical analysis was performed using the chi-square test, with p<0,05 as the level of statistical significance. Results. Poor sleep quality was found in 83% of the sample and statistical correlation between this factor and depressive symptoms (p=0,000785), severe fatigue (p=0,000235) and sleepness p=0,0509. Conclusion. It has been shown that a large proportion of students have poor sleep quality and a significant correlation between this factor and symptoms of depression and severe fatigue, with borderline correlation with sleepiness | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disturbios do sono | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sono - Privação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de medicina | - |
| Título: dc.title | Análise da qualidade do sono de estudantes de medicina de duas universidades públicas do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: