Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Mônica Letícia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87559 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87559 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Mara Fernanda Parisoto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A influência das emoções e sentimentos ainda é pouco investigada devido à sua complexidade em relacioná-las com a aprendizagem, por isso procuramos quantificar as emoções primárias discretas (medo, raiva, nojo, surpresa, amor, alegria e tristeza) sentidas durante algumas estratégias de ensino, como cultura maker, contextualização história e filosofia da ciência, robótica educacional, aula expositiva e resolução de problemas e influências na aprendizagem. Além de quantificar as emoções e sentimentos, outro objetivo foi desenvolver o projeto clapper, o qual permite acender uma lâmpada batendo palmas e o estudo de conceitos científicos para o funcionamento do projeto. Para auxiliar nas investigações das emoções primárias utilizados sentimentos de fundo (fadiga, bem-estar, relaxamento, desinteresse, equilíbrio, discórdia, energia , mal-estar, descontração, estabilidade, desequilíbrio, ansiedade, excitação, tensão, arrebatamento, instabilidade, harmonia e apreensão). As emoções e sentimentos foram relatadas pelos próprios estudantes que participaram da pesquisa. Os resultados desta pesquisa permitem reflexões acerca da influência das emoções na aprendizagem. A principal conclusão refere-se que quanto maior a interação entre os estudantes, mais identificação de emoções positivas, maiores sentimentos que levam ao engajamento na realização das atividades e consequentemente maiores as aprendizagem. Tal estudo pode ser aprofundado, especificamente no ensino de física, para auxiliar professores a promover uma melhor aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The influence of emotions and feelings is still little investigated due to their complexity in relating them to learning, which is why we sought to quantify the discrete primary emotions (fear, anger, disgust, surprise, love, joy and sadness) felt during some learning strategies. teaching, such as maker culture, contextualization, history and philosophy of science, educational robotics, lectures and problem solving and influences on learning. In addition to quantifying emotions and feelings, another objective was to develop the clapper project, which allows you to light a lamp by clapping your hands and study scientific concepts for how the project works. To assist in the investigation of primary emotions, background feelings are used (fatigue, well-being, relaxation, disinterest, balance, discord, energy, malaise, relaxation, stability, imbalance, anxiety, excitement, tension, rapture, instability, harmony and seizure). The emotions and feelings were reported by the students who participated in the research themselves. The results of this research allow reflections on the influence of emotions on learning. The main conclusion is that the greater the interaction between students, the more identification of positive emotions, greater feelings that lead to engagement in carrying out activities and consequently greater learning. Such study can be further developed, specifically in physics teaching, to help teachers promote better learning | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica - Fatores humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Estudo sobre as emoções e sentimentos relatadas pelos estudantes em diferentes estratégias de ensino de física, robótica e matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: