O papel da ouvidoria no tratamento de denúncias de descumprimento ético em uma empresa paraestatal

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Autor(es): dc.contributorMelo, Mariana Medeiros Dantas de, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Governança Corporativa e Compliance-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Francine Taina Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87511-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Mariana Medeiros Dantas de Melo Bressan-
Descrição: dc.descriptionRelatório Técnico-Científico apresentado como trabalho de conclusão de curso-
Descrição: dc.descriptionRelatório Técnico-Científico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Governança Corporativa e Compliance-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho refere-se aos resultados da pesquisa realizada sobre a Ouvidoria do Senac PR, que utilizou o método crítico dialético, que envolveu estudos aprofundados e a operacionalização do conhecimento teórico relacionado aos objetivos do estudo. A metodologia da pesquisa incluiu a análise de documentos e registros sobre a operacionalidade da Ouvidoria, o que a caracteriza como pesquisa documental. Além disso, a abordagem da pesquisa foi qualiquantitativa, buscando identificar o número de manifestações registradas pela Ouvidoria nos anos de 2018 a 2022 e analisar os fatores que influenciaram a importância do canal na Cultura Organizacional, especialmente no contexto da Governança Corporativa e Compliance. Os resultados da pesquisa mostraram que as manifestações classificadas como denúncias tiveram um crescimento significativo ao longo dos anos.Isso pode ser atribuído à maturidade do canal, ao sigilo e credibilidade alcançados na cultura organizacional, bem como ao avanço em diálogos sobre temas sensíveis, como o assédio. No entanto, alguns pontos a serem aprimorados foram identificados, como a necessidade de mitigação de riscos que levem a manifestações e o fortalecimento de políticas éticas na instituição. A análise das manifestações de descumprimento ético mostrou um aumento no número de registros no período avaliado. A Ouvidoria atua como um canal acolhedor para os manifestantes e tem um papel importante na identificação de problemas, permitindo que as denúncias sejam tratadas com seriedade. O setor de apuração desempenha um papel crucial nas organizações paraestatal, analisando minuciosamente as denúncias e reunindo evidências para avaliar sua procedência. Se confirmadas as irregularidades, são propostas ações corretivas e disciplinares de acordo com as políticas da organização. Em caso de falta de evidências, medidas são tomadas para proteger a reputação dos envolvidos e evitar injustiças. A pesquisa demonstrou a importância da Ouvidoria como um mecanismo fundamental para a promoção da ética e transparência na instituição, reforçando sua cultura e fortalecendo a confiança do público interno e externo. Além disso, apontou a necessidade de aprimoramentos para fortalecer ainda mais o papel da Ouvidoria na prevenção e tratamento de questões éticas na organização.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectGestão para conformidade legal-
Palavras-chave: dc.subjectOuvidorias-
Título: dc.titleO papel da ouvidoria no tratamento de denúncias de descumprimento ético em uma empresa paraestatal-
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