Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Picanço, Deise Cristina de Lima, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Marcelo Dyogo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87484 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/09/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o Círculo, ao abarcar um olhar sobre as possibilidades de reflexão a partir do papel da alteridade na formação subjetiva. A partir de uma perspectiva dialógica decorrente das valorações expressas como artista e pesquisador, propôs-se como objeto de pesquisa a construção da memória de pessoas trans sobre sua relação com os espaços escolares dentro do meio oeste catarinense, uma região marcada por um conservadorismo extremo. Considerando-se a teoria bakhtiniana como um diferente caminho dentro das discussões sobre Linguagem e Corpo, numa abordagem interseccional entre gênero, raça e classe social e sua relação com o outro como alteridade constitutiva, a pesquisa aproxima as reflexões sobre a alteridade por meio da metodologia qualitativa em uma análise dialógica do discurso. A pesquisa adentra o campo da Educação na tentativa de responder à questão que a circunscreve: Como podemos compreender os atravessamentos do outro no processo de (re)conhecimento de si como corpo trans na experiência escolar a partir da noção de alteridade bakhtiniana como constitutiva do sujeito? | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study, linked to the Research Line Language, Body and Aesthetics in Education of Postgraduate Program in Education at Federal University of Paraná? (UFPR), is based on Bakhtin and the Circle theory, to encompass a look about the possibilities of reflection from the role of alterity in subjective formation. From a dialogical perspective arising from valuations expressed as an artist and researcher, it was proposed as research object the construction of memory of trans people about their relationship with school spaces at the Midwest of Santa Catarina, a region imposing by extreme conservatism. Considering Bakhtinian theory as a different way within the discussions about Language and Body, in an intersectional approach between gender, race and social class and their relationship with the other as a constitutive alterity, the research approaches the reflections about alterity through qualitative methodology in a dialogic analysis of discourse. The research enters the field of Education in an attempt to answer the question that circumscribes it: Flow can we understand the crossings of the Other in the process of (re)knowledge of self as a trans body in the school experience from the notion of Bakhtinian alterity as constitutive of the subject? | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas transgênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: