Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Monte-Alto, Helio H. L. C. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87474 | - |
Descrição: dc.description | Este livro, parte de uma série de livros sobre ensino de programação e matemática por meio de Turtle Graphics, propõe uma abordagem de ensino cujo objetivo principal é auxiliar professores que queiram utilizar linguagens de programação do tipo Logo (também conhecidas como Turtle Graphics, ou Gráficos de Tartaruga) em sala de aula, de modo a introduzir conceitos matemáticos importantes de geometria e álgebra, e, ao mesmo tempo, estimular e desenvolver o pensamento computacional de estudantes da Educação Básica. No entanto, o estudante individual de nível superior pode também tirar proveito do material apresentado, especialmente o estudante de Ciência da Computação que deseja conhecer novas perspectivas de aprendizagem de algoritmos e programação. A ferramenta utilizada neste livro é o módulo turtle disponível na linguagem Python, o qual chamaremos simplesmente de “Python Turtle” no decorrer do material. O Python é uma linguagem de programação de alto nível, de propósito geral, interpretada e multiparadigma, lançada inicialmente em 1991 por Guido van Rossum. No decorrer dos anos, o Python tem ganhado cada vez mais adeptos, e atualmente é uma das linguagens de programação mais populares, estando, em 2022, em segundo lugar no ranking das linguagens mais utilizadas em projetos no GitHub (o maior repositório de código-fonte da web), atrás apenas do Javascript. A linguagem é de fácil aprendizagem e muito versátil, sendo utilizada por muitos desenvolvedores nos mais diversos tipos de projetos de software. O conteúdo do livro inclui, além do tutorial básico mais focado no ensino de geometria e álgebra, alguns exemplos mais avançados, como os que envolvem o desenho de estrelas, espirais e fractais. Esse conteúdo introduz conceitos um pouco mais avançados de Algoritmos e Estruturas de Dados, como recursão, strings, listas e pilhas. Dessa forma, o estudante pode se aprofundar para além do conteúdo mais focado na transferência de aprendizado entre Matemática e Computação, que é a proposta principal e basilar deste livro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | image/png | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logo | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turtle Graphics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gráficos de Tartaruga | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de algoritmos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de matemática com o uso do computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas-L | - |
Palavras-chave: dc.subject | fractais | - |
Título: dc.title | Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python | - |
Título: dc.title | Desenhando com Turtle Graphics: Python | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: