Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Liana Bach | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87418 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 05/12/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa cartografa encontros entre arte, educação, linguagens e as relações estéticas que permeiam o fazer docente. Me interessam os movimentos que partem da experiência com linguagens da arte no espaço que se potencializa pelos encontros: Um ateliê. A escrita acontece como um rastreio das conversas entre arte e educação, delineadas pelas ocorrências do ateliê e pelas conversas com outros autores. Traço um processo singular de formação docente conectando o corpo com a prática, dialogando sobre a estética no espaço a qual permite deslocamentos e novas conexões com materiais e linguagens da arte, tramando outras formas de produção do saber (Farina, 2008). Destaco a presença deste corpo que já foi visto como um corpo doente, remendado nas fissuras, o qual hoje é composto por marcas que reaparecem e mostram a potência dos encontros (Fiadeiro; Eugénio, 2012) e dos agires (Deligny, 2015). Nos cantos do meu corpo é possível ver marcas que se cicatrizaram, mas, por ora, voltam a se avermelhar. É o corpo da professora. Contágio pelas brechas entre corpos. Desvios e devires (Deleuze; Guatari, 1997) ressaltam o contato com os cantos deste corpo-pele que se apresentam calorosamente em feridas. As intensidades do ateliê, da pesquisa com artistas, das linguagens artísticas, das crianças e dos atravessamentos na professora compõem esta cartografia (Rolnik, 1989). Conectar os atravessamentos que me avermelham o corpo e me movem com a potência da pesquisa em arte e educação, colabora para que este texto se relacione como um contágio pelas experimentações no ateliê e da abertura de corpos docentes que podem considerar outras formas de ensinar. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research maps encounters between art, education, languages and the aesthetic relationships that permeate teaching. I am interested in movements that start from experience with art languages, in the space that is enhanced by encounters. An atelier. The writing takes place as a trace of conversations between art and education, which are outlined by events in the atelier and conversations with other authors. I outline a unique process of teaching formation that connects the body with practice, dialoguing about aesthetics in the space that allows displacements and new connections with materials and art languages, plotting other forms of knowledge production (Farina, 2008). I highlight the presence of this body that was once seen as a sick body, patched up in cracks, which today is composed of marks, which reappear and show the power of encounters (Fiadeiro; Eugenio, 2012) and acting (Deligny, 2015). On the corners of my body, it is possible to see marks, which have healed but, for now, are reddening again. It's the teacher's body. Contagion through gaps between bodies. Deviations and becomings (Deleuze; Guattari, 1997) highlight the contact with the corners of this body-skin, which present themselves warmly in wounds. The intensities of the atelier, the research with artists, the artistic languages, the children and the crossings in the teacher make up this cartography (Rolnik, 1989). Connecting the crossings that redden my body and move me with the power of research in art and education, helps this text to be related as a contagion through experiments in the atelier and the opening of teaching bodies that can consider other ways of teaching. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de escrever | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem - Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Desvios vermelhos : percursos poéticos em um ateliê na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: