Estudo de modelos não lineares para estimação do frete rodoviário agrícola no Brasil

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Autor(es): dc.contributorZeviani, Walmes Marques, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Data-
Autor(es): dc.creatorChen, Rafael Felice Fan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87375-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Walmes Marques Zeviani-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Data.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O valor das commodities agrícolas é influenciado por diversos fatores, dentre estes fatores, o valor do frete rodoviário tem um grande impacto, podendo ser o ponto crucial entre o lucro e o prejuízo da safra para o produtor. Com isso, este trabalho tem como objetivo calibrar e validar um modelo que consiga estimar o valor do frete rodoviário e ajudar o produtor a tomar melhores decisões para a safra. O modelo utilizado foi o de regressão segmentada com restrições. Além de calibrar o modelo, a partir da metodologia aplicada, foi possível utilizando várias técnicas de ETL (Extração, Transformação e Carga), o estudo também possibilitou entender e identificar a variável que mais influência o preço do frete rodoviário no Brasil e os meses de maior, menor e média histórica de volume de exportação, sendo o mês de Abril o de maior e Janeiro o de menor volume histórico. Foi possível também verificar que o produtor é mais prejudicado pelo valor mais alto do frete nos meses com maior volume da produção, havendo indícios que seja devido a alta na demanda de caminhões no período. De modo geral, o modelo escolhido conseguiu descrever bem a relação do preço do frete como função da distância percorrida-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLogística empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectFretes - Planejamento - Modelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração da produção - Custos-
Palavras-chave: dc.subjectMatérias-primas-
Título: dc.titleEstudo de modelos não lineares para estimação do frete rodoviário agrícola no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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