Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moro, Maria Lucia Faria, 1944- | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Starepravo, Ana Ruth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87360 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moro | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soares | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 148-151 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é um estudo de caso para examinar o processo de compreensão que alunos do ensino fundamental apresentam a respeito das estruturas multiplicativas conforme a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. São descritos procedimentos gráficos de solução das crianças diante de problemas de multiplicação/divisão, e sua interpretação destas notações. O estudo foi realizado com quatro sujeitos escolhidos aleatoriamente, todos estudantes da mesma classe de terceira série de uma escola particular que oferece educação gratuita para crianças de famílias de baixa renda de um bairro de Curitiba. Foram-lhes apresentados, oralmente, com apoio em encartes de ofertas comerciais, seis problemas, selecionados de acordo com a classificação dos diferentes subgrupos de problemas de estrutura multiplicativa. Todos implicam uma proporção direta entre duas medidas. Após solucionar cada problema, os sujeitos eram solicitados a explicar suas notações em entrevista do estilo clínico-crítico de Piaget. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar que os procedimentos gráficos de solução, apresentados pelos sujeitos, foram, em sua maioria, diferentes dos procedimentos típicos ensinados na escola. Tanto nos problemas de multiplicação, quanto nos de divisão, as notações encontradas foram predominantemente de tipo aditivo, mas com sentidos diferenciados em cada tipo de problema. Ocorreram antecipações de solução, de variados tipos, usadas para controlar os resultados. As interpretações que os sujeitos fizeram de suas notações, de conteúdo avaliativo, foram provocadas pela entrevistadora. Durante estas interpretações, os sujeitos perceberam inadequações de procedimentos gráficos e/ou incorreções de resultados, procedendo a novas tentativas de solução. A discussão sublinha o papel da resolução de problemas na construção de conceitos matemáticos e a importância da elaboração de procedimentos gráficos de solução destes problemas pelas crianças. Também aponta para a importância da interpretação dos procedimentos gráficos, pelas crianças, para a compreensão progressiva das estruturas focalizadas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This case study aims to examine the comprehension process of the multiplicative structures, by Elementary School children, according to Vergnaud's theory of conceptual fields. Notational procedures expressed by children during problem solving situation on multiplication and division are described. Theirs's interpretations about those notations are also analysed. Subjects are four third degree children from low income families leaving in a worker district in Curitiba. They were enrolled in a private school that offers free instruction. Six problems involving multiplicative structures, illustrated by commercial ads, were orally presented to them. These problems were selected according to the different subtypes of multiplicative structure problems, implying a simple direct proportion between two measures. After each problem solution, subjects were asked to explain their notations. The clinical-critical Piaget's interviewing method was employed. Qualitative data analyses shows that problem solving notational procedures presented by the subjects were, most of them, different from typical procedures thought at school. For the multiplicative and division problems the more frequent procedures were of the additive type, but employed in a different sense according to the problem. Various anticipation modes of the solutions used by children to control results were also observed. Subjects' interpretations to their notations revealed an evaluative content, generally caused by the interviewer's action. By this kind of interpretation, subjects noticed inadequate procedures and/or incorrect results, thus attempting new solutions. The discussion stresses the role of problem solving in Mathematics concepts construction and the importance of children's own problem solving procedures. It also points to children's interpretation of their problem solving notational procedures as important to the progressive comprehension of the targeted structures. | - |
Formato: dc.format | 187 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças da 3S série do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: