Mercado de agência de viagens em Curitiba e a inserção do bacharel em turismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Margarete Araújo, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorMauricio, Isabela Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87330-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87330-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Margarete Araujo Teles.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 67-74-
Descrição: dc.descriptionResumo : As agências de viagens têm papel importante no mercado turístico como intermediadoras dos serviços e facilitadoras para o cliente final. Os profissionais atuantes nestas empresas chamados agentes de viagens planejam e organizam as viagens para os clientes. Podem atuar nestas empresas bacharéis em turismo, profissionais que tem contato com conhecimentos adquiridos durante sua formação, conforme as Diretrizes Curriculares do Curso Superior em Turismo. Assim o objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção do bacharel de turismo no quadro funcional do mercado de agências de viagens em Curitiba como profissional qualificado. Diante disto esta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratória, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e campo, em que constatou-se que o turismólogo, está presente nas agências de viagens em Curitiba e que outros profissionais formados em outras áreas também estão. A pesquisa também revelou que para o turismólogo e os agentes de viagens atingirem o sucesso profissional é necessário estar sempre em busca de novos conhecimentos para se aperfeiçoarem. Visando contribuir para o aperfeiçoamento destes profissionais, apresenta-se um projeto de criação de um manual que resume informações sobre o turismo, as agências de viagens, a formação do bacharel em turismo e cursos complementares para o turismólogo, com a realização de um evento na Universidade Federal do Paraná para a divulgação do manual e a realização de palestras.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleMercado de agência de viagens em Curitiba e a inserção do bacharel em turismo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.