Ciência, universidade e transformação social

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Autor(es): dc.contributorFiorini, Vanessa, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Letícia Archanjo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87260-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Vanessa Fiorini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A universidade brasileira, para além de sua criação com elementos antidemocráticos, sofre hoje um processo de privatização direta e indiretamente. Neste contexto, o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza sua atuação e intervenção na relação com a universidade com a existência de cursos universitários ligados ao MST. Os embates teóricos e epistemológicos que ocorrem entre as perspectivas mais universitárias e as perspectivas das populações indígenas, quilombolas, campesinas e tradicionais, além dos limites e possibilidades para a construção de transformações na universidade bem como na sociedade, consistem em algumas das reflexões construídas no trabalho. Dessa maneira, o trabalho busca elaborar reflexões que subsidiem os debates acadêmicos de militantes, apontar algumas possibilidades de superação dos limites e traçar proposições para a continuidade da ação organizada de militantes na pesquisa, na produção teórica e na atuação universitária a da Investigação Ação Participativa (IAP) – método formulado por Orlando Fals Borda – , em que a pesquisadora é participante do sujeito coletivo do processo. Para tanto, utiliza-se do levantamento bibliográfico e das percepções registrada em caderno de campo para relacionar o contexto cultural e a recuperação crítica da história da universidade e a estrutura de poder da sociedade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos sem terra - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSocialismo agrário-
Título: dc.titleCiência, universidade e transformação social-
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