Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Jovinski, Luciane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87259 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Maurício Cesar Vitória Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender a contribuição dos pensadores da realidade brasileira para a construção de práticas docentes emancipatórias dos professores do campo. Este estudo assume como lócus de pesquisa o curso de especialização em "Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus pensadores" da Universidade Federal do Paraná, entre os anos de 2018 e 2023. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa, utilizando Paulo Freire como principal referencial teórico para pensar a prática docente emancipatória, e para pensar a realidade brasileira, Caio Prado Júnior, Darcy Ribeiro, entre outros. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, privilegiando o currículo do curso e de entrevistas com educadores do campo que participaram do curso. Sabe-se como é importante que os docentes compreendam a realidade brasileira e como se construiu o processo histórico de formação da sociedade brasileira e, não menos importante também, entender em que medida e em que variáveis os pensadores brasileiros têm contribuído para a construção das práticas educativas, bem como para que possam compreender a realidade em que esses professores estão inseridos. Foi possível concluir que o curso impactou positivamente nas práticas pedagógicas, incorporando uma visão rica da realidade onde estão inseridas, isso efetuou-se desde o currículo do curso, os autores abordados, como o local onde aconteceu. É possível afirmar que se construiu uma autorreflexão das suas práticas pedagógicas, produziu-se uma visão crítica e problematizadora da realidade brasileira, produzindo práticas pedagógicas significativas, transformadoras, que são capazes de construir autonomia individual e coletiva nos mais diversos espaços em que esses educadores estão inseridos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Os impactos da especialização em educação do campo e a realidade brasileira na prática docente dos egressos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: