
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Megg Rayara Gomes de, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Sonia Maria Goulart | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87223 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87223 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Drª. Megg Rayara Gomes de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa visa compreender como as mulheres cabo-verdianas equilibram a maternidade e as diversas tarefas, e também como a educação contribui para a sua compreensão da maternidade. Guiado pela premissa de que cada indivíduo é um reflexo da sociedade em que vive. A base teórica do trabalho consiste em pesquisas e referências de autores/as africanos/as, enfatizando as estruturas familiares e os papéis de gênero na sociedade cabo-verdiana, especialmente as contradições e hierarquias sociais. Para atingir os objetivos foram utilizados métodos qualitativos, incluindo entrevistas com mulheres na ilha de Santiago. Foram realizadas entrevistas para explorar a dinâmica familiar e a construção da categoria "mulher" em Cabo Verde, bem como as suas percepções e experiências de maternidade. Esta abordagem multifacetada proporciona uma compreensão mais profunda dos desafios que as mulheres enfrentam para equilibrar a vida familiar e profissional, e como a escolaridade molda a visão das mulheres sobre a maternidade e as suas relações com a sociedade em que vivem. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to understand how Cape Verdean women balance motherhood and different tasks, and also how education contributes to their understanding of motherhood. Guided by the premise that each individual is a reflection of the society in which they live. The theoretical basis of the work consists of research and references from African authors, emphasizing family structures and gender roles in Cape Verdean society, especially contradictions and social hierarchies. To achieve the objectives, qualitative methods were used, including interviews with women on the island of Santiago. Interviews were carried out to explore family dynamics and the construction of the category "woman" in Cape Verde, as well as their perceptions and experiences of motherhood. This multifaceted approach provides a deeper understanding of the challenges women face in balancing family and work life, and how education shapes women's views on motherhood and their relationships with the society in which they live. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Cabo Verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História cultural - Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Aspectos sociais - Maternidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O entendimento das mulheres cabo-verdianas referente à maternidade à luz das epistemologias africanas pré-invasões : como educação interfere nesta compreensão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: