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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Paula, Adalberto Penha de, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Otsuka, Karina Ferro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87187 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87187 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Adalberto Penha de Paula | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a construção de uma proposta de Escola Infantil Caiçara na comunidade tradicional caiçara Rio Verde e Grajaúna, localizada na região da Jureia, no litoral sul de São Paulo. Para isso, foi estruturada em três partes: uma primeira parte em que se discute a infância caiçara, demarcando seu contexto espaço temporal; uma segunda em que apresentamos processos educativos inerentes a essa infância; e uma terceira em que debatemos o direito à educação infantil caiçara. Por fim, são tecidas reflexões a fim de apontar caminhos para uma nova proposta de escola caiçara da Jureia. Metodologicamente a pesquisa é do tipo qualitativa, com utilização de estudo bibliográfico e trabalho de campo realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados produzidos a partir das informações levantadas junto aos participantes da pesquisa, sugerem que a educação infantil caiçara é um processo inerente à vida em comunidade e no território tradicional e que, portanto, está condicionada à efetivação dos direitos territoriais das comunidades da Jureia. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caiçaras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estação Ecológica da Juréia-Itatins (SP) | - |
Título: dc.title | Infância, território e direito à educação caiçara na Jureia : caminhos para a construção de uma escola infantil caiçara | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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