Infância, território e direito à educação caiçara na Jureia : caminhos para a construção de uma escola infantil caiçara

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Autor(es): dc.contributorPaula, Adalberto Penha de, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorOtsuka, Karina Ferro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87187-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Adalberto Penha de Paula-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a construção de uma proposta de Escola Infantil Caiçara na comunidade tradicional caiçara Rio Verde e Grajaúna, localizada na região da Jureia, no litoral sul de São Paulo. Para isso, foi estruturada em três partes: uma primeira parte em que se discute a infância caiçara, demarcando seu contexto espaço temporal; uma segunda em que apresentamos processos educativos inerentes a essa infância; e uma terceira em que debatemos o direito à educação infantil caiçara. Por fim, são tecidas reflexões a fim de apontar caminhos para uma nova proposta de escola caiçara da Jureia. Metodologicamente a pesquisa é do tipo qualitativa, com utilização de estudo bibliográfico e trabalho de campo realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados produzidos a partir das informações levantadas junto aos participantes da pesquisa, sugerem que a educação infantil caiçara é um processo inerente à vida em comunidade e no território tradicional e que, portanto, está condicionada à efetivação dos direitos territoriais das comunidades da Jureia.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCaiçaras-
Palavras-chave: dc.subjectEstação Ecológica da Juréia-Itatins (SP)-
Título: dc.titleInfância, território e direito à educação caiçara na Jureia : caminhos para a construção de uma escola infantil caiçara-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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