Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cerri, Luis Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Künzle, Maria Rosa Chaves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87184 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luis Fernando Cerri | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2003 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as representações dos alunos do Ensino Médio sobre a história do Brasil ensinada na escola, com ênfase nos temas relativos à nação brasileira: formação, organização, problemas e perspectivas para o futuro. Estes temas foram escolhidos em função da sua importância nas práticas da disciplina de história, desde seu estabelecimento como matéria escolar. Outros temas relacionados ao ensino da história também apareceram em função da metodologia escolhida: um questionário elaborado no âmbito da Comunidade Europeia em meados dos anos 90, adaptado para atender à realidade brasileira. Além do questionário foram realizadas entrevistas com os alunos, dando um caráter qualitativo à pesquisa. Este trabalho pretende lançar algumas hipóteses sobre a formação da consciência histórica e suas relações com a cultura política, as representações sociais e a história ensinada. | - |
Descrição: dc.description | Resumé: L'objectif de ce travail est de connaître quelques réprésentations de l'Histoire du Brésil aprises au Lycée, liées aux thèmes de la nation brésiliènne: formation, organization et perspectives pour l'avenir. Les thèmes de la nation ont été choisis car ils ont marqué l'histoire en tant que discipline, depuis son organization comme matière scolaire à partir du XIXème siècle jusqu'à nos jours. La méthodologie employée: un questionnaire élaboré à la Communauté Europeènne dans les années 1990. À cause de cette méthodologie, d'autres thèmes ont aussi apparu. Le questionnaire a été adapté pour travailler sur la realité de l'enseignement brésilien. Nous avons employé aussi des entrevues avec les élèves, en ajoutant une dimension qualitative à la recherche. Ce travail veut lancer quelques hipothèses à propos de la formation de la conscience historique et les rapports entre trois importants concepts: la conscience historique, la culture politique et les réprésentations sociales avec l'histoire enseignée à 1 école. | - |
Formato: dc.format | 209 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - História - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nacionalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: