Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Harder, Eduardo, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Bruno Amaral da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87119 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Eduardo Harder | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho encerra uma revisão bibliográfica referenciada, majoritariamente, em Paulo Freire (2015), bem como, nos pensadores que refletiram sobre a realidade da educação do campo brasileira. Junto a esta revisão o presente trabalho utiliza de cinco produções artísticas, do campo das artes visuais, compostas sob influência das pedagogias freireanas e pelas vivências proporcionadas pela formação, com o intuito de oferecer uma forma inovadora para a análise das reflexões tidas no percurso formativo do curso de especialização em Educação do Campo por meio de seus pensadores da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Estas produções artísticas foram compostas utilizando os seguintes materiais: carvão, pastel seco, arte mista – grafite e nanquim, aquarela e óleo. Cada produção é acompanhada de uma reflexão crítica acerca de uma temática que compõe o desenvolvimento do corpo do estudo. Esta investigação acreditou na plasticidade da práxis artística como meio para a condensação dos conteúdos acadêmicos, para, desta maneira, oferecer uma linguagem que difira e, ao mesmo tempo, agregue a escrita acadêmica convencional para este trabalho de conclusão de curso. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Educação de jovens | - |
Título: dc.title | In-acabado : uma proposta artístico/científica para refletir a educação do campo e a realidade brasileira. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: