Título : construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara

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Autor(es): dc.contributorFidelis, Lourival de Moraes, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorLima, Adriana de Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87113-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lourival Moraes Fidelis-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir de seus Pensadores, Setor Litoral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão critica inicial a partir de algumas experiências de atuação de educação popular. Utilizamos uma das ferramentas da Metodologia Qualitativa, qual seja, a revisão de alguns autores da literatura correlata ao nosso tema e a partir de pensadores e pensadoras brasileiros. Os aportes teóricos para maior reflexão são de Paulo Freire passando por autores que subsidiaram uma leitura do histórico desde a invasão colonial do Brasil, os povos originarios, o periodo escravocrata e os caminhos traçados até o momento. Com o autor Paulo Freire é que se reflete sobre os caminhos de superação do que está dado até o momento e as possíveis transformações a partir de uma ação comunitária popular pautada na ação-reflexãoação, que é a praxis, nesse caso a praxis caiçara. O Artigo está dividido em cinco tópicos: 1. Introdução; 2. Desvelando a memória histórica a partir do pensamento crítico; 3. Um olhar desde o Território Caiçara; 4. Articulação e Mobilização Intercomunitária: Entre a Educação Popular e a Práxis Caiçara; 5. Considerações Finais. É a partir dos territórios que surgem as reflexões, articulações e incidências necessárias para romper o medo, os paradigmas e condições de submissão, é a partir das necessidades concretas que o povo assume o protagonismo para conduzir os processos que dizem respeito a viver com dignidade e nesse caso o viver caiçara.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCaiçaras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Título: dc.titleTítulo : construindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara-
Título: dc.titleConstruindo uma reflexão critica a partir da educação popular comunitaria caiçara-
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