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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rafael Tassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Langer, Caroline Ivanski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87083 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87083 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rafael Tassi Teixeira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 08/02/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação analisa a representação fotográfica do Brasil nas Exposições Universais do século XIX, com foco especial no trabalho de documentação da cidade e da natureza do Rio de Janeiro que empreendeu o suíço Georges Leuzinger. Objetiva-se explorar a complexa interação entre as imagens produzidas por Leuzinger e as demandas tanto do hemisfério norte quanto do Império Brasileiro, investigando-se a forma como as fotografias do suíço serviram enquanto mediadoras entre a percepção internacional e a autoimagem do Brasil. Ao considerar a dualidade dessas fotografias como reflexos e influências, examina-se o modo como Leuzinger capturou a natureza brasileira, privilegiando cenas que se encaixavam nas expectativas estrangeiras de exotismo e modernidade. A análise parte de duas vias: a primeira se volta para a exploração das representações da natureza do Rio de Janeiro, enquanto a segunda concentra-se nas imagens expostas na Exposição Nacional de 1866 e na Exposição Universal de 1867 que a sucedeu. O olhar para a natureza é importante na medida em que a grandeza natural brasileira era o ponto levantado pelo Império para justificar e reivindicar seu potencial civilizatório. As exposições universais, por sua vez, emergem como proeminentes vitrines da cultura ocidental moderna, lugares onde nações se reuniam para exibir conquistas e aspirações em um palco global. Nestes espetáculos de grandiosidade, as fronteiras geográficas cediam espaço a uma interação intensa de ideias, tecnologias e produtos. A análise das respostas internacionais — que abrangiam desde a admiração pela exuberância natural até o questionamento das realidades sociais subjacentes — destaca a tensão inerente entre a projeção de uma imagem idealizada e a busca por representação autêntica. As imagens de Leuzinger emergem como uma lente crucial através da qual é possível explorar as dinâmicas de poder, identidade e autoafirmação em um momento de transformação nacional e interações globais. Por meio desta análise, contemplam-se não apenas as fotografias como documentos históricos, mas como agentes ativos que moldaram e foram moldados pela narrativa em constante evolução do Brasil no cenário mundial. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation examines the photographic representation of Brazil in the 19th-century Universal Expositions, with a special focus on the documentary work of Swiss photographer Georges Leuzinger, who documented the city and nature of Rio de Janeiro. The objective is to explore the complex interaction between the images produced by Leuzinger and the demands of both the Northern Hemisphere and the Brazilian Empire, investigating how his photographs served as mediators between international perception and Brazil's self-image. By considering the duality of these photographs as both reflections and influences, the study examines how Leuzinger captured Brazilian nature, favoring scenes that aligned with foreign expectations of exoticism and modernity. The analysis follows two paths: the first turns towards exploring representations of Rio de Janeiro's nature, while the second focuses on the images exhibited in the 1866 National Exhibition and the subsequent 1867 Universal Exposition. The scrutiny of nature is important as the grandeur of Brazil's natural beauty was a point emphasized by the Empire to justify and assert its civilizing potential. On the other hand, the Universal Expositions emerge as prominent showcases of modern Western culture, where nations came together to display achievements and aspirations on a global stage. Within these spectacles of grandeur, geographic boundaries gave way to intense interaction of ideas, technologies, and products. The analysis of international responses — ranging from admiration for the natural splendor to questioning underlying social realities — highlights the inherent tension between projecting an idealized image and seeking authentic representation. Leuzinger's images emerge as a crucial lens through which it's possible to explore power dynamics, identity, and self-affirmation during a period of national transformation and global interactions. Through this analysis, photographs are not only contemplated as historical documents, but also as active agents that shaped and were shaped by Brazil's ever-evolving narrative on the world stage. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Leuzinger, George, 1813-1892 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Exposições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Séc. XIX | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | A fotografia de Georges Leuzinger nas exposições nacionais e universais do século XIX | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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