Extensão acadêmica : espaço constitutivo na formação inicial de professores

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Autor(es): dc.contributorHarder, Eduardo, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorAlberton, Josililian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87008-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eduardo Harder-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: No Brasil, o texto constitucional estabelece que o ensino superior no país deverá estar pautado na tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão. De maneira geral, é sobre esse tema que versa o presente estudo, especialmente sobre a importância da extensão e seu real entendimento para a formação acadêmica no delineamento da formação docente. A pesquisa tem por objetivo principal buscar propiciar reflexões sobre a importância da extensão no ensino superior brasileiro como possibilidade de avançar no ideal de uma educação emancipadora. São traçados como objetivos específicos: a) realizar o levantamento sobre os conceitos de extensão; b) discutir sobre os espaços de mediação que a extensão propicia e c) pensar a extensão como instrumento de emancipação. Para isso, o estudo recorreu a um levantamento bibliográfico sobre o tema e alguns de seus desdobramentos, a fim de conhecer os aspectos relacionados a extensão. Subsidiado em uma teoria freiriana, este trabalho não tem pretensão de exaurir as leituras e interpretações possíveis, mas parte do princípio que sempre é tempo de refletir sobre a extensão universitária em uma perspectiva singular docente, de quem experimenta rotineiramente este pilar do ensino superior em suas práticas pedagógicas. Em suas conclusões, o artigo aponta que o processo de formação inicial docente, para além de sistematizações de caráter geral e sua formalização para o atendimento à normas jurídicas, exige um sentido ético de compromisso e responsabilidade pedagógica com uma cidadania ativa e a democracia substancial.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitaria - Brasil-
Título: dc.titleExtensão acadêmica : espaço constitutivo na formação inicial de professores-
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