Questões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos?

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Autor(es): dc.contributorValle, Maíra Mello Rezende-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorBudel, Maria Luisa Terribile-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Fernanda Sabadin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:43:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:43:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86994-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Maíra Mello Rezende Valle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A violência se mostra um elemento cotidiano na vida da comunidade LGBTQIA+, se manifestando principalmente nos núcleos familiares ou ambiente escolar, de forma a causar repressão e deslegitimação das identidades e orientações sexuais frente à heterossexualidade. As instituições de ensino superior têm como principal objetivo a formação de novos profissionais atuantes no mercado de trabalho, sendo papel fundamental do ambiente universitário o ato de educar e informar sobre questões de gênero e sexualidade, de forma a prevenir que situações de opressão venham a ocorrer por falta de conhecimento. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar, por meio de questionário, o conhecimento de alunos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal do Paraná em relação aos conceitos de sexualidade e gênero, e a opinião sobre esses temas no ambiente universitário e na formação dos futuros profissionais. Como resultado, seis cursos foram estudados, abrangendo três principais áreas do conhecimento - Exatas, Humanas e Biológicas - com no mínimo um curso de bacharelado e um de licenciatura cada uma. As análises demonstraram um conhecimento satisfatório dos cursos a respeito da temática, tendo os cursos de Biológicas apresentado o melhor desempenho. Não houve diferença entre as modalidades bacharelado e licenciatura e, embora estes últimos cursos tenham alcançado bom desempenho, os licenciandos não se sentem preparados para abordar a temática como docentes. Foi visto ainda, que poucos cursos apresentam disciplinas que abordam temáticas de gênero e sexualidade e, dessa forma, a universidade não é a principal fonte de conhecimento dos participantes, um ponto a ser levantado sobre o papel da mesma na formação de futuros profissionais mais tolerantes e inclusivos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSexo-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas LGBTQIA+-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleQuestões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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