
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valle, Maíra Mello Rezende | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Budel, Maria Luisa Terribile | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Fernanda Sabadin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86994 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86994 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Maíra Mello Rezende Valle | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A violência se mostra um elemento cotidiano na vida da comunidade LGBTQIA+, se manifestando principalmente nos núcleos familiares ou ambiente escolar, de forma a causar repressão e deslegitimação das identidades e orientações sexuais frente à heterossexualidade. As instituições de ensino superior têm como principal objetivo a formação de novos profissionais atuantes no mercado de trabalho, sendo papel fundamental do ambiente universitário o ato de educar e informar sobre questões de gênero e sexualidade, de forma a prevenir que situações de opressão venham a ocorrer por falta de conhecimento. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar, por meio de questionário, o conhecimento de alunos de bacharelado e licenciatura da Universidade Federal do Paraná em relação aos conceitos de sexualidade e gênero, e a opinião sobre esses temas no ambiente universitário e na formação dos futuros profissionais. Como resultado, seis cursos foram estudados, abrangendo três principais áreas do conhecimento - Exatas, Humanas e Biológicas - com no mínimo um curso de bacharelado e um de licenciatura cada uma. As análises demonstraram um conhecimento satisfatório dos cursos a respeito da temática, tendo os cursos de Biológicas apresentado o melhor desempenho. Não houve diferença entre as modalidades bacharelado e licenciatura e, embora estes últimos cursos tenham alcançado bom desempenho, os licenciandos não se sentem preparados para abordar a temática como docentes. Foi visto ainda, que poucos cursos apresentam disciplinas que abordam temáticas de gênero e sexualidade e, dessa forma, a universidade não é a principal fonte de conhecimento dos participantes, um ponto a ser levantado sobre o papel da mesma na formação de futuros profissionais mais tolerantes e inclusivos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas LGBTQIA+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Título: dc.title | Questões de gênero e sexualidade segundo os estudantes da UFPR : estamos formando profissionais tolerantes e inclusivos? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: