O etnoconhecimento na produção artesanal da erva-mate : decolonialidade dos saberes escolares na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Roberto Gonçalves, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorWieczorkoski, Carina Bill-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:14:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:14:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86992-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Roberto Gonçalves Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira a partir de seus Pensadores-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse sentido, a presente objetivou compreender os processos de ensino de Ciências em escolas do campo a partir do etnoconhecimento. Para isso, buscou-se estabelecer relações entre os saberes camponeses e os saberes escolares no ensino da Matemática, a partir das práticas utilizadas na produção artesanal da erva-mate no município de São Mateus do Sul (PR). Metodologicamente adotou-se a História Oral em sua vertente temática. Os resultados mostraram a necessidade do diálogo de saberes, na construção de uma consciência crítica, a fim de decolonizar essa ciência, tida como universal e que, de maneira hegemônica, desumaniza e nega, na escola, a cultura local.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectErva-mate - Plantio-
Título: dc.titleO etnoconhecimento na produção artesanal da erva-mate : decolonialidade dos saberes escolares na educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.