
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fidelis, Lourival de Moraes, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Andrea Francine | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Trevisanutto, Renato Vilela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86940 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86940 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Lourival Fidelis | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Ândrea Francine Batista | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho objetiva em analisar o avanço do capitalismo agrário no Norte do Estado de Mato Grosso, a sua expansão através dos processos históricos migratórios e a suas consequências frente ao modelo de campo proposto hegemônico. Neste sentido, enquanto contraponto apresenta uma proposta hegemônica de modelo de campo a Educação do e no Campo como forma de resistência e manutenção dos territórios camponeses. Partindo da organização popular, movimentos sociais, processos de resistência são objetivados e materializados no campo da resistência, a participação do intelectual orgânico nos processos de educação não formal fortalece a luta de resistência. Por fim a experiência da Escola Agrícola Terra Nova, que diante da realidade inserida se apresenta como instrumento de resistência dos camponeses nos territórios, sendo que isso se dá na efetivação do processo de formação que a Escola desenvolve a partir da materialização do teórico prático que desenvolve. Neste sentido o papel da Escola Agrícola Terra Nova tem se consolidado a partir do campo da diversificação da produção, tendo como materialidade a agroecologia e assim a manutenção da juventude no campo, com vista na formação humana e transformação do concreto pensado. Desta forma, para a realização do presente trabalho, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e trabalho de campo, para além do próprio envolvimento prático no processo da luta e resistência junto aos povos do campo, águas e florestas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento rural - Mato Grosso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
| Título: dc.title | O avanço do capitalismo no Mato Grosso e a educação do campo como estratégia de resistência e manutenção dos territórios camponeses : a experiência da escola agrícola Terra Nova | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: