A percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSallai, Claudia Maria, 1965--
Autor(es): dc.contributorFeitosa, Rodrigo Machado, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorViana, Luana-
Autor(es): dc.creatorBueno, Carolina Cafisso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86917-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Salla Tanhoffer-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos de extensão como o "Cientistas na Escola" se destacam por facilitar o contato entre pesquisadores e estudantes. O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental acerca da profissão pesquisador. Para isso, foram realizadas observações das atividades do "Cientistas na Escola" em escolas municipais de Curitiba e a aplicação de questionários em uma escola da rede Estadual da cidade. Durante as atividades, evidenciou-se a importância do projeto como instrumento mediador da interação academia-comunidade. Já a partir das discussões levantadas por meio do questionário, foi possível observar uma grande influência dos meios de comunicação sobre as concepções que abrangem a profissão de cientista. Como conclusão, os resultados deste trabalho ressaltaram a necessidade de projetos de extensão que auxiliem na desconstrução do estereótipo destes profissionais reforçado pela mídia, principalmente porque os estudantes não mencionaram referências de cientistas contemporâneos não-fictícios-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Título: dc.titleA percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.