Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Feitosa, Rodrigo Machado, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Luana | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Carolina Cafisso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86917 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Salla Tanhoffer | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Machado Feitosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos de extensão como o "Cientistas na Escola" se destacam por facilitar o contato entre pesquisadores e estudantes. O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental acerca da profissão pesquisador. Para isso, foram realizadas observações das atividades do "Cientistas na Escola" em escolas municipais de Curitiba e a aplicação de questionários em uma escola da rede Estadual da cidade. Durante as atividades, evidenciou-se a importância do projeto como instrumento mediador da interação academia-comunidade. Já a partir das discussões levantadas por meio do questionário, foi possível observar uma grande influência dos meios de comunicação sobre as concepções que abrangem a profissão de cientista. Como conclusão, os resultados deste trabalho ressaltaram a necessidade de projetos de extensão que auxiliem na desconstrução do estereótipo destes profissionais reforçado pela mídia, principalmente porque os estudantes não mencionaram referências de cientistas contemporâneos não-fictícios | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Título: dc.title | A percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: