Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Paulo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Sandy Daniella | - |
Autor(es): dc.creator | Hillman, Angélica Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86914 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Paulo Henrique Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ensino no Brasil ainda possui grandes desafios a serem vencidos, um deles é a inclusão de alunos surdos nas escolas, pois mesmo com o direito garantido por lei à educação, estes alunos carecem de um atendimento adequado. Apesar da Libras (Língua Brasileira de Sinais) ser reconhecida e regulamentada pelo Ministério da Educação, ainda hoje possui poucos termos científicos da área de Ciências e Biologia, inclusive quando se trata de tópicos que envolvem a Genética Clássica, o que dificulta a compreensão da biologia pelos surdos e, por conseguinte, a popularização da ciência. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi promover a criação e divulgação de sinais em Libras envolvendo o tema de Genética Clássica para o Ensino Médio. Portanto, pode-se concluir por meio desta pesquisa, que tanto a criação de sinais em Libras para termos científicos, bem como a divulgação destes sinais em Libras podem auxiliar a superar obstáculos no ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Neologia em libras : criação de sinais de Genética Clássica para o Ensino Médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: