
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota Junior, Julio Corcino Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86793 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86793 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a. Dra. Nuria Vilardell Pons Camas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 51-54 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o aprofundamento na discussão teórica referente a convergência bimodal da educação, tendo como base de análise, as modalidades Educação a Distância (EaD) e Híbrida, trazendo seus aspectos educacionais, como autonomia, processo de ensino-aprendizagem na relação educando e educador, e o contexto histórico e contemporâneo das modalidades na educação pública brasileira. Traz como questão norteadora: Quais são os aspectos da convergência bimodal que abrangem as modalidades educacionais EaD e o Ensino Híbrido no contexto brasileiro? Tem como objetivo Geral analisar os principais autores que abordam a EaD e a Educação Híbrida desenvolvidas nos últimos anos, de modo a refletir as possibilidades da convergência bimodal da educação. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, para que assim fosse construído a revisão de literatura, usando os bancos de dados Capes periódicos, Scielo Br e Google Acadêmico, no qual foram coletados trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações, teses e anais de eventos, que focavam nas tecnologias para o ensino presencial, bimodalidade educacional, EaD e Ensino Híbrido, em conjunto com a legislação específica das modalidades. Construíram-se as seções mostrando a formação da Educação Bimodal no Brasil. Conclui-se que para o ensino bimodal ocorrer nos objetivos de um ensino público, gratuito e de qualidade, é necessário a participação ativa de todos os envolvidos e que a aprendizagem seja planejada centrando-se no educando, pois o desenvolvimento da autonomia é gradativo e ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Convergência Bimodal da educação : o que se tem estudado no âmbito do ensino hibrido e da EAD | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: