
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Andrea Bezerra, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Monfron, Larissa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86789 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86789 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr. a Andréa Bezerra Cordeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 61-63 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A sociedade está cada vez mais imersa e suscetível às imagens e sem uma interpretação das mesmas, corremos o risco de ficar alienados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir o uso da fotografia com base nos estudos da Cultura Visual evidenciando que, articulados às demais linguagens da escola, favorecem um desenvolvimento crítico, criativo, cognitivo e social dos indivíduos envolvidos. A pesquisa foi construída a partir do estudo de referenciais teóricos, como por exemplo, Fernando Hernández (2007), que defende os múltiplos alfabetismos, no qual as crianças devem ser alfabetizadas em todos os aspectos, desde a escrita à imagem; defende também o alfabetismo visual crítico, onde os sujeitos devem ser auxiliados a interpretar as diversas facetas que as imagens proporcionam; e Douglas Kellner (2001), que correlaciona as imagens utilizadas nas mídias com a construção da identidade dos sujeitos, focando que as imagens auxiliam na "construção do eu". Após as análises dos diversos teóricos, foi observada a Base Nacional Comum Curricular e a Diretriz Curricular Nacional da Educação Infantil, levantando possibilidades do trabalho com fotografia na Educação Infantil. A fim de demostrar como a fotografia auxilia em um estudo visual crítico na atualidade, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter semi-estruturado com a oficina de Fotografia Fotobrincante, que acontece em uma escola de Educação Infantil de Curitiba, no período da manhã. As entrevistas foram efetivadas com os idealizadores do projeto e uma professora da instituição, também observou-se uma das aulas do Projeto. Tomando como base os referenciais teóricos e os dados observados e coletados nas entrevistas, concluiu-se que a fotografia, utilizada com o viés dos estudos da Cultura Visual, pode auxiliar no desenvolvimento dos alunos, de modo que não se tornem passivos, mas críticos e criativos em sua relação com a Cultura Visual. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Society is increasingly immerged and susceptible to images. Without a proper interpretation of them, society and the individual can become alienated. Therefore, the objective of this study is to discuss the use of photography as part of the Visual Culture as a discipline in school which helps with the critical, cognitive and social development of the students. This paper is based on the study of theoretical references such as Fernando Hernández (2007) who advocates multiple literacy (children must be literate in all aspects, from writing to image) and visual literacy (kids must be stimulated to interpret the many different scenarios that the same image provides) and Douglas Kellner (2001), who affirms that the images provided by the media have immense influence in individual identity and in the "construction of the self". After analyzing the National Curricular Common Base and the National Curricular Direction of Early Childhood Education, I observed possibilities to work with photography in Early Childhood Education. I conducted a field study to investigate if photography influences the critical development of students. The field study was conducted at Fotobrincante Photography, which takes place in the morning at a Kindergarten School in Curitiba. For the study, I interviewed a Fotobrincante’s teacher, the funders of the organization and I also observed one of the classes. Based on the theoretical references and the findings of the field study, I concluded that photography, when properly utilized as part of the Visual Culture study, can help the students' overall development. With proper interpretation, photography has the potential to help the students become more critical of the reality that surrounds them. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
| Título: dc.title | Cultura visual, fotografia e educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: