Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hegeto, Léia de Cássia Fernandes, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Manoela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86776 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dra. Léia de Cássia Fernandes Hegeto. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 38-39 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre o brincar na Educação Infantil. Para isso, foram feitas análises do conceito de Educação Infantil em relação ao brincar, as leis, documentos e normas municipais, estaduais e federais. Foram também analisados documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares Municipais de Curitiba (2006) e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), percebendo sua importância para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa está apoiada nas ideias de autores como Didonet (2001) e Kuhlmann (2000), em relação a linha histórica do brincar e em autores como Lira (2012), Brougère (1997), Libâneo (1994), Bondioli (1999) e Leal (2005), para fundamentar o trabalho em relação ao brincar e o planejamento das brincadeiras na educação infantil. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de campo com crianças e professoras. Foram observadas aula e realizada uma entrevista com duas professoras de um Cento Municipal de Educação Infantil de Curitiba (CMEI). Os resultados da pesquisa evidenciam algumas inquietações e limitações no uso do tempo e do espaço destinado ao brincar na Educação Infantil. No entanto, percebe-se que há um esforço por parte das professoras para que possam exercer um trabalho de qualidade na Educação Infantil, no que se refere ao brincar. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present work aims to reflect on playing in education For this, they were made of the concept of early childhood education.in relation play, the local laws, federal government. These documents were also the Statute of the Child and of the Adolescent (ECA) and the Municipal Curricular Guidelines of Curitiba (year) and National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), realizing their importance for the development of children. A search is supported Didonet (2001) and Kuhlmann (2000), in relation to and Lira (2012), Brougère (1997), Libânio (1994), Bondioli (1999) and Leal (2005), to support the work in play and planning of play in early childhood education. As a methodology, a field survey was carried out with children and teachers Lessons were held and an interview with two teachers of the Municipal Education Center for Children of Curitiba (CMEI). The results of the survey highlight several concerns and use of the time and space destined to play in Early Childhood Education. Not However, it is perceived that there is an effort on the part of the teachers so that to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise Referring to play. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Legislação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
Título: dc.title | O brincar na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: