Formação de professores e valorização do magistério : uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses

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Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Michele Jiombra Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86775-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Doutora Andrea Barbosa Gouveia.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 60-64-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho intitulado "Formação de professores e valorização do magistério: Uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses" visa analisar as perspectivas de formação de professores como um dos aspectos que contribuem para a profissionalização, para tal, tem um eixo de discussão centrado na perspectiva político- histórica que permeia a profissão docente. O texto trata de legislações federais, estaduais e municipais em diálogo com a literatura pertinente ao tema, apresentando os dispositivos encontrados que se relacionam diretamente com a valorização dos docentes da educação básica em 200 planos de carreira de municípios paranaenses. Destaca-se aqui o foco no detalhamento de elementos contidos nos planos de carreira docente sobre a formação inicial e continuada de professores das redes de ensino dos municípios do estado do Paraná em um comparativo, principalmente, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação de 2014. Ao todo, trabalhou-se com dados de 196 planos de carreiras que foram encontrados por meio da Rede Mundial de Computadores e registrados no Banco de Dados da Pesquisa "Sindicalismo Docente e o Piso Salarial Profissional no Estado do Paraná", de autoria da Prof.a Dra. Andrea B. Gouveia. Como conclusão principal foi possível identificar que os planos de carreira privilegiam a formação de nível médio para a educação infantil e o nível superior para o ensino fundamental, o que ainda que siga a legislação federal, o faz oficializando uma desigualdade interna na profissão. Outro destaque é a presença mais frequente de formação continuada no âmbito da especialização e a valorização de cursos de mestrados e doutorado concentrado em grandes centros.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Salários, etc-
Palavras-chave: dc.subjectCarreiras - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleFormação de professores e valorização do magistério : uma análise dos planos de carreira dos municípios paranaenses-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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