A criança no 1 ano do ensino fundamental : aspectos da transição

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Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorGrebogi, Valéria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:04:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:04:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86771-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 80-82-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho surgiu em função do interesse em descobrir como está ocorrendo a transição entre as duas etapas da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental, devido a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/96, por duas proposições a Lei no 11.274/2006, referente ao Ensino Fundamental de 9 anos e a Lei no 12.796/2013, que tornou obrigatória a educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Assim, para que esta pesquisa fosse realizada, primeiramente estudamos alguns autores, entre eles Barros (2009), Bernardelli (2015), Caldas (2015), Callegari (2007), Dias e Campos (2015), Goulart (2007), Kramer (2007), entre outros que tratam do conceito de criança, da importância do brincar, das práticas lúdicas e dos processos de transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como, autores sobre a metodologia de pesquisa utilizada, Bucci (2016), Marchi (2018) e Amaral (2008) que possibilitaram uma melhor compressão sobre a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e a utilização do método História a Completar. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as percepções das crianças acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e focalizar nas proposições pedagógicas destinadas as crianças do 1° Ano. Participaram da pesquisa 19 crianças matriculadas no 1o Ano do Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2018. A escola pesquisada fica localizada em uma área rural no município de São José dos Pinhais / PR e contempla tanto turmas da Pré-Escola, como turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos dados obtidos através da observação participante, da utilização do método História a Completar e das fundamentações teóricas estudadas, percebemos que existe uma grande diferença nas práticas pedagógicas entre as duas etapas da Educação Básica, e que quando as crianças entram no 1o Ano do Ensino Fundamental elas vivenciam uma rotina muito diferente daquela que tinham no ano anterior – no Pré. Os tempos e os espaços destinados às brincadeiras e à realização de atividades são reduzidos, os momentos de brincadeiras têm pouca durabilidade e poucas são as atividades que despertam o interesse, a curiosidade e que dão prazer às crianças. É imperioso que ocorram mudanças, que as crianças sejam respeitadas como sujeitos de direitos e que essa ruptura tão grande aos poucos seja amenizada.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Título: dc.titleA criança no 1 ano do ensino fundamental : aspectos da transição-
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