
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pivovar, Altair, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assumpção, Mariana Coelho de | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Isys Amanda de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86751 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86751 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Altair Pivovar. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p.18 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho constitui-se numa reflexão inicial sobre os modos de ser leitor, sobre leitura e sobre interpretação de texto. Efetua-se uma rápida análise dos descritores da Prova Brasil, a fim de verificar se eles incorporam a ideia de que a interpretação decorre do esforço de se promover o ajuste de um significado referencial a contextos específicos, o que vai além do simples reconhecimento de um significado e implica reconhecer os sentidos possíveis. Uma primeira leitura desse material apontou que o imperativo da interação não está presente nas condições de leitura propostas aos alunos, o que, em tese, estaria nas dificuldades decorrentes do que se costuma chamar de interpretação de texto. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino - Textos | - |
| Título: dc.title | Compreendendo a interpretação : a leitura na escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: