Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Natasha Grochentz | - |
Autor(es): dc.creator | Milliante, Jéssica Wine Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86748 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dra. Luciana Ribeiro Pinheiro. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 49-52 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho intitulado "Inclusão escolar: quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas?" tem como objetivo apresentar considerações sobre os desafios que professores (as) do Ensino Fundamental I vivenciam em suas práticas docentes no processo de inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Esta pesquisa justifica-se no interesse de desenvolver reflexões acerca dos desafios vivenciados pelos professores que atuam em turmas com a inclusão de estudantes com TEA. O estudo tem como objetivo geral identificar esses desafios, e como objetivos específicos: a) descrever o histórico do processo de inclusão escolar no Brasil; b) analisar a prática dos educadores atuantes na Educação Especial com ênfase em crianças e jovens com autismo; c) investigar sobre a formação de professores que atuam com a Educação Inclusiva; e d) identificar a percepção dos professores em relação à inclusão de educandos com autismo. No campo da Educação especial a revisão bibliográfica amparou-se nos autores Mendonça (2015); Oliveira (2015); Fernandes (2011); Mantoan (2015); Silva (2010). No que se refere aos estudos sobre a inclusão de educandos com autismo foram utilizados os trabalhos de Benini; Castanha (2016); Sousa (2015); Silva (2015); Barbosa et al. (2013); Facion (2007); Mendes (2004). A metodologia teve como base estudo bibliográfico, documental e de campo com questionário, com análise de natureza qualitativa. A pesquisa de campo contou com a participação de 14 (quatorze) professores (as) de escolas de Ensino Fundamental I que atuam com crianças em situação de inclusão. A partir dos dados coletados infere-se que a grande maioria dos docentes concordam com a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, mas afirmam que ainda está longe de se cumpri-la efetivamente, para eles a inclusão ainda é vista como um ideal a ser alcançado. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Título: dc.title | Inclusão escolar : quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: