Inclusão escolar : quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas

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Autor(es): dc.contributorPinheiro, Luciana Ribeiro, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Natasha Grochentz-
Autor(es): dc.creatorMilliante, Jéssica Wine Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:52:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86748-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dra. Luciana Ribeiro Pinheiro.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 49-52-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho intitulado "Inclusão escolar: quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas?" tem como objetivo apresentar considerações sobre os desafios que professores (as) do Ensino Fundamental I vivenciam em suas práticas docentes no processo de inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Esta pesquisa justifica-se no interesse de desenvolver reflexões acerca dos desafios vivenciados pelos professores que atuam em turmas com a inclusão de estudantes com TEA. O estudo tem como objetivo geral identificar esses desafios, e como objetivos específicos: a) descrever o histórico do processo de inclusão escolar no Brasil; b) analisar a prática dos educadores atuantes na Educação Especial com ênfase em crianças e jovens com autismo; c) investigar sobre a formação de professores que atuam com a Educação Inclusiva; e d) identificar a percepção dos professores em relação à inclusão de educandos com autismo. No campo da Educação especial a revisão bibliográfica amparou-se nos autores Mendonça (2015); Oliveira (2015); Fernandes (2011); Mantoan (2015); Silva (2010). No que se refere aos estudos sobre a inclusão de educandos com autismo foram utilizados os trabalhos de Benini; Castanha (2016); Sousa (2015); Silva (2015); Barbosa et al. (2013); Facion (2007); Mendes (2004). A metodologia teve como base estudo bibliográfico, documental e de campo com questionário, com análise de natureza qualitativa. A pesquisa de campo contou com a participação de 14 (quatorze) professores (as) de escolas de Ensino Fundamental I que atuam com crianças em situação de inclusão. A partir dos dados coletados infere-se que a grande maioria dos docentes concordam com a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, mas afirmam que ainda está longe de se cumpri-la efetivamente, para eles a inclusão ainda é vista como um ideal a ser alcançado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças autistas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Título: dc.titleInclusão escolar : quais os desafios vivenciados por professores do ensino fundamental I na prática docente com alunos autistas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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