Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Kichijanovski, Thaiz | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Juliana Marcelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86747 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86747 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 38-39 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta um estudo sobre a Documentação Pedagógica, direcionado às possibilidades existentes de registro com materiais digitais, unindo o processo de documentação à nova era digital em que estamos inseridos. Com o propósito de adquirir mais conhecimentos sobre o assunto, ainda relativamente recente no meio educacional, objetivamos também verificar se está presente na prática e como é executada. Inicialmente realizamos uma contextualização histórica sobre o tema, que teve sua origem na cidade de Reggio Emilia, na Itália e, em seguida, a chegada da documentação no Brasil, relatando como esse método ganhou destaque, não só no país, como no mundo todo. Serão abordadas questões relacionadas às formas de registro digitais nesta era a qual estamos vivendo e como estas podem auxiliar e contribuir no ambiente educativo, além de analisar os documentos oficiais e leis que citam o assunto ou termos semelhantes. Com a finalidade de aprofundar os estudos, realizamos questionários com professoras e pedagogas de um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e uma escola municipal, com uma turma de educação infantil, a fim de observar a visão que têm sobre a documentação pedagógica, como é realizada e quais suportes de registro estão disponíveis na instituição, levando em consideração se há concordância com os documentos analisados anteriormente. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The current work presents a study on the Pedagogical Documentation, directed to the existing possibilities of recording with digital materials, joining the process of documentation to the new digital era in which we are inserted. With the purpose of acquiring more knowledge about the subject, still relatively recent in the educational environment, we also aim to verify if it is present in the practice and how it is executed. Initially we carried out a historical contextualization about the theme, which originated in the city of Reggio Emilia, Italy and then the arrival of the documentation in Brazil, reporting how this method gained prominence, not only in the country, but also in the whole world. It will address issues related to the digital record forms in this era that we are living and how they can help and contribute in the educational environment, as well as review official documents and laws that cite the subject, or similar terms. In order to deepen our studies, we carried out questionnaires with teachers and pedagogues, a CMEI (Town Center for Early Childhood Education) and a town school with a kindergarten class with the view to observe their vision of pedagogical documentation, how it is carried out and what recording media are available in the institution, taking into account if there is agreement with the documents analyzed previously. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional - Brasil | - |
Título: dc.title | A documentação pedagógica na educação infantil : novas possibilidades de registro com a era digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: