Práticas e saberes na educação física a partir da análise curricular nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Raquel Helena dos-
Autor(es): dc.creatorLaskavski, Lais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86746-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 51-53-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho busca, por meio de pesquisa de campo, compreender o que é Currículo e escola e como ambos se articulam dentro das instituições. Para isso, escolhemos uma disciplina que compõe a obrigatoriedade de ensino, a Educação Física. Observamos por quatro semanas como é colocado em prática o Currículo da disciplina citada em escola municipal da rede de Curitiba, além de analisarmos esse documento que baseia a prática do professor de Educação Física. Utilizamos tanto o documento atual, de 2016, como o anterior a este, de 2006. A metodologia da pesquisa de campo caracteriza-se como do tipo participante observador, realizando os registros após as observações e complementando este trabalho uma entrevista semiestruturada, que nos permitiu juntamente com leituras específicas da área, fazermos uma análise da teoria com a prática. Como resultado desta pesquisa e análise, notamos questões que melhoraram o documento com relação ao que estava em vigência, bem como questões a se pensar, o que reflete no desenvolvimento do trabalho dos professores e seus planejamentos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titlePráticas e saberes na educação física a partir da análise curricular nos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.