
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Raquel Helena dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Laskavski, Lais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86746 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86746 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 51-53 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca, por meio de pesquisa de campo, compreender o que é Currículo e escola e como ambos se articulam dentro das instituições. Para isso, escolhemos uma disciplina que compõe a obrigatoriedade de ensino, a Educação Física. Observamos por quatro semanas como é colocado em prática o Currículo da disciplina citada em escola municipal da rede de Curitiba, além de analisarmos esse documento que baseia a prática do professor de Educação Física. Utilizamos tanto o documento atual, de 2016, como o anterior a este, de 2006. A metodologia da pesquisa de campo caracteriza-se como do tipo participante observador, realizando os registros após as observações e complementando este trabalho uma entrevista semiestruturada, que nos permitiu juntamente com leituras específicas da área, fazermos uma análise da teoria com a prática. Como resultado desta pesquisa e análise, notamos questões que melhoraram o documento com relação ao que estava em vigência, bem como questões a se pensar, o que reflete no desenvolvimento do trabalho dos professores e seus planejamentos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Conhecimentos e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Práticas e saberes na educação física a partir da análise curricular nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: