Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huf, Dulce Dirclair, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Natieli Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86736 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Dulce Dirclair Huf Bais | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 42 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Estudos relacionados à saúde do professor apontam que a profissão docente é considerada uma atividade de risco, por ser uma das profissões mais estressantes, considerando as atividades inerentes ou não a esta função. Ao professor, é atribuído o fracasso e o sucesso da pessoa em situação escolar, exige-se do docente o desempenho de um bom trabalho dentro e fora da sala de aula. O professor é um dos profissionais que mais despende de tempo estudando, se aperfeiçoando e adquirindo domínio de novos métodos e técnicas que venham a surgir em sua função. Além disso, dedica um grande tempo ao planejamento de aulas e outras atividades como correção de cadernos e provas. Não se pode deixar de apontar a necessidade de atender prontamente às exigências dos pais de alunos e da gestão escolar. Este estudo revela as relações estabelecidas entre a saúde docente e as constantes mudanças no papel do professor na sociedade. Com a participação dos professores entrevistados, os resultados indicam possíveis causas de patologias em professores, além de mostrar relatos dos professores, nos quais os mesmos apontam possíveis melhorias em suas condições de trabalho. As relações supracitadas precisam ser exploradas de forma mais ampla para, dessa forma, buscar possíveis soluções e tentar impulsionar cada vez mais pesquisas na área de saúde docente. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Studies related to teacher 's health indicate that the teaching profession is considered a risk activity, since it is one of the most stressful professions, considering the activities inherent or not to this function. The teacher is assigned the role of forming citizens, the teaching function is attributed to all the failure and success of the individual in a school situation, the latter is required to perform a good job inside and outside the classroom. The teacher is one of the professionals who spends most of his time studying, improving and gaining mastery of new methods and techniques that emerge in his function. In addition, he spends a great deal of time planning lesson plans for other activities such as book and proofreading. We must point out the need to respond promptly to all the demands of the students' parents and school management. This paper reveals relationships established between teacher health and the constant changes in the role of teacher in society. We have here, with the participation of the teachers interviewed, results that indicate the possible factors causing pathologies in teachers, besides showing reports of the teachers, in which they point out possible improvements in their working conditions. The aforementioned relations need to be explored in a broader way, in order to find possible solutions and try to promote more research in the area of teacher 's health. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Estresse ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depressão mental - Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | Saúde docente : uma análise da percepção dos professores da educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: