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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Polyanna Mondadori | - |
Autor(es): dc.creator | Ciccarino, Giovanna Perioto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86735 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86735 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Luciana Pinheiro Ribeiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender um recorte do processo de desenvolvimento da linguagem escrita de duas crianças diagnosticadas com dislexia, sob a perspectiva dos estudos da neuropsicologia. Foi usado como metodologia a pesquisa exploratória de cunho qualitativo, realizada em duas etapas do estudo: a primeira sendo a investigação de produções acadêmicas, nacionais e internacionais, realizadas nos últimos 15 anos sobre a dislexia e as possibilidades de intervenção sobre ela e a segunda, a análise de textos produzidos por duas crianças disléxicas inseridas em escolas do Ensino Fundamental I e II. Para a compreensão dos dados arrecadados, foram utilizadas como embasamento teórico os estudos da neuropsicologia e da psicologia cognitiva. Para que um indivíduo possa ler, ele precisa dominar, principalmente, as habilidades da consciência fonológica, lexical e metalinguística, mas devido ao déficit biológico, o indivíduo disléxico apresenta dificuldades no processamento da leitura, enfrentando obstáculos quando chega na escola. Ao apontar as áreas cerebrais comprometidas que geram disfunções no desenvolvimento da linguagem e os tipos de dislexia, foi possível, identificar a dislexia como uma defasagem no processamento da leitura e da escrita, causada por fatores neurobiológicos que não permitem o desempenho eficaz das habilidades necessárias para a leitura. Os resultados referentes às pesquisas acadêmicas demonstraram uma grande produção na área da psicologia e da educação, mas com a teoria desvencilhada da prática, proporcionando assim uma série de reflexões significativas sobre a grande relevância dos estudos interdisciplinares atuais nas áreas da psicologia, neuropsicologia e pedagogia sobre a dislexia. Já os resultados alcançados com as análises das produções textuais das crianças demonstraram que as principais dificuldades na relação fonema-grafema que prejudicam a escrita são diferentes em cada indivíduo, possibilitando considerações para auxiliar pedagogos e professores a desenvolverem práticas pedagógicas assertivas que contribuirão no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita de crianças disléxicas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present work was elaborated with the purpose of understanding the process of development’s fragment of the written language of two children diagnosed with dyslexia from the perspective of neuropsychology studies. By using a qualitative exploratory research methodology, this work was divided in two phases: the first one was the reaserch of national and international academic articles, carried out in the last 15 years on dyslexia and the possibilities of intervention on it, and the second phase consisted on the analysis of texts produced by two dyslexic children enrolled in elementary and middle schools. In order to understand the collected data, the studies of neuropsychology and cognitive psychology were used as a theoretical basis. For an individual to read, they need to become proficient, mainly, in the phonological, lexical and metalinguistic abilities, but due to the biological deficit, the dyslexic individual presents difficulties in reading processing, facing obstacles when they are in school. By pointing out the compromised brain areas that generate dysfunctions in language development, and the types of dyslexia, it was possible to identify dyslexia as a lag in reading and writing processing, caused by neurobiological factors that do not allow the effective performance of the skills needed for the reading. The results related to the academic research demonstrated a great production in the fields of psychology and education, but with the theory unraveled from the practice, thus providing a series of significant reflections on the great relevance of current interdisciplinary studies in the areas of psychology, neuropsychology and pedagogy on dyslexia. Moreover, the results obtained from the analysis of the children's texts have shown that the main difficulties in the phoneme-grapheme relationship that affect writing are different in each individual, allowing considerations to help pedagogues and teachers to develop assertive pedagogical practices that will contribute to the acquisition and development process of the written language of dyslexic children. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com desvios do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Estudos de caso sobre dislexia descritos sob a perpectiva de estudos da neuropsicologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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