Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Fabiana Nunes Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Estela Maria Wille de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86733 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra Roberlayne de Oliveira Borges Roballo. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 52-56 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão a respeito da importância dos planejamentos, dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, na disciplina de Educação Física, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como metodologia buscou-se no primeiro momento realizar um estudo histórico, por meio de análises bibliográficas, sobre a criança e a infância. Posteriormente, foi acentuado o plano curricular da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, com seus objetivos e critérios de ensino aprendizagem, juntamente com o mapa curricular. As informações da pesquisa de campo foram construídas por meio de entrevistas, observações, e de recolhimento dos planos de aula dos professores, em duas escolas em regiões periféricas no município de Curitiba. Os resultados apontam maneiras diferentes de utilizar o plano curricular da Rede Municipal de Ensino, no dia a dia escolar, e diferença nos planos de aula dos professores no primeiro ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o contexto em que cada escola está inserida, e a realidade de cada uma. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This present work aims to propose a reflection about the importance of the plans, the teachers of the Municipal Education Network of Curitiba, in the discipline of Physical Education, the first year of Elementary School. As a methodology, it was sought in the first moment to carry out a historical study, through bibliographic analyzes, on the child and childhood. Subsequently, the Curricular Plan of the Municipal Education Network of Curitiba was emphasized, with its objectives and teaching learning criteria, along with the curricular map. The information from the field research was constructed through interviews, observations, and recollection of teachers' lesson plans in two schools in outlying regions of the city of Curitiba. The results show different ways of using the curricular plan of the Municipal School Network, in the day to day school, and in the lesson plans carried out by the teachers in the first year of Elementary School, taking into account the context in which each school is inserted, and the reality of each. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Estudo e ensino (Primeiro grau) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Currículos | - |
Título: dc.title | A disciplina de educação física no primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba : um estudo sobre o planejamento dos professores e professoras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: