Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Hertez Wendel de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Marina Siqueira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86728 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86728 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Hertz W. de Camargo | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca compreender a complexidade da prática contemporânea das selfies, examinando sua ascensão como uma expressão visual onipresente e influente na cultura contemporânea. Para isso, foi estudado a selfie como um reflexo das transformações sociais e tecnológicas, onde o trabalho explorou seu papel como um "espelho digital" na construção da identidade pessoal, além de enfatizar a interseção entre a cultura visual, a tecnologia e as questões de gênero ao analisar como as redes sociais moldam a identidade feminina e como os filtros afetam a autenticidade das narrativas visuais. Além disso, aborda-se o impacto das selfies na desvalorização da fotografia profissional, destacando a importância da autenticidade e da comunicação de histórias únicas. A estratégia metodológica é composta pela revisão de literatura e a pesquisa de caráter quantitativo, a fim de compreender de forma prática as implicações do uso excessivo das selfies, os filtros de edição e o impacto no ramo da fotografia profissional. Por fim, conclui-se a urgência de promover o autoconhecimento individual e coletivo em relação ao impacto das selfies e implementação de estratégias para os fotógrafos se destacarem nessa nova era | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present work seeks to understand the complexity of contemporary selfie practice, examining its rise as a ubiquitous and influential visual expression in contemporary culture. To do so, the selfie is studied as a reflection of social and technological transformations, with the work exploring its role as a "digital mirror" in the construction of personal identity. It emphasizes the intersection between visual culture, technology, and gender issues by analyzing how social networks shape female identity and how filters affect the authenticity of visual narratives. Additionally, the impact of selfies on the devaluation of professional photography is addressed, highlighting the importance of authenticity and the communication of unique stories. The methodological strategy consists of literature review and quantitative research to practically understand the implications of excessive selfie use, editing filters, and their impact on the professional photography field. Finally, the work concludes by stressing the urgency of promoting individual and collective self-awareness regarding the impact of selfies and implementing strategies for photographers to stand out in the era of selfies | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Selfies (Fotografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoestima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Aspectos sociais | - |
Título: dc.title | Espelhos digitais : a experiência da selfie, suas narrativas e a formação de identidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: