
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane C. de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Schultz, Deyse | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86725 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86725 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Rosane C. de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta um paralelo entre neurociência e educação musical, tem-se por objetivo investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, a relação entre a aprendizagem musical e o sistema de neurônio espelho humano. Referenciais de estudos sobre essa temática são escassos, ela é ainda pouco abordada e, portanto, carece de estudos. O neurônio espelho faz parte de uma classe de neurônios descoberta em meados dos anos de 1990, que tem como principais funções codificar ações motoras, gestos, expressões faciais e espelhar no cérebro do observador a ação observada, em uma espécie de imitação mental. Essas células nervosas são fundamentais no processo de aprendizagem por imitação, além de estarem relacionadas a processos cognitivos de alto nível, como a empatia. Apresentam-se também no corpo deste trabalho algumas metodologias de educação musical, que priorizam a imitação como ferramenta de ensino. Por fim, analisa-se a relação entre o sistema de neurônio espelho e a aprendizagem musical ao apresentar propostas de pedagogias musicais, de acordo com estudiosos da área como Addessi e Balthazar e Freire. Percebe-se, por meio desta pesquisa, que a educação musical pode ser repensada à luz da neurociência e comprova-se também que a imitação é eficaz no processo de aprendizagem musical, portanto, esse elo entre as duas áreas poderia gerar bons frutos para educadores e para alunos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research presents a parallel between neuroscience and music education. It intends to investigate, through bibliographic research, the relationship between learning music and the human mirror neuron system. Referential of studies on this topic are scarce and it is still poorly addressed and therefore lacks a few number of studies has been develop about it. The mirror neuron is part of a neurons classes discovered in the mid 1990s, which has as its main functions encode motor actions, gestures, facial expressions and mirror in the brain of the observer action, in a kind of imitation mental. These nerve cells are fundamental in the learning process by imitation, in addition to being related to cognitive processes of high level, as the empathy. We also present themselves in the body of this work some music education methodologies that prioritize the imitation as teaching tool. Finally, it analyzes the relationship between the mirror neuron system and musical learning througher the presentation of proposals for the musical pedagogies, according to scholars of the area as Addessi and Balthazar and Freire. It is perceived througher of this research that musical education can be reconsidered in the light of neuroscience and it proves also that the imitation is effective in the learning process of music. Therefore this link between these two areas could generate benefits to educators and students | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurociencia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e ciência | - |
| Título: dc.title | A aprendizagem musical por meio da imitação e o sistema de neurônio espelho humano | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: