
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Klassen, Marina | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Debora Andressa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86722 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86722 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bona | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 94-98 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho relata uma pesquisa-ação sobre a formação de leitores literários na educação infantil que foi realizado numa escola da rede privada de Curitiba (Brasil). Por meio da observação participativa das pesquisadoras em duas turmas da educação infantil, sendo uma de Nível IV, com crianças entre 3 e 5 anos, e outra de Nível V, com crianças entre 4 e 6 anos, percebeu-se o trabalho deficitário com a leitura literária nessa escola. A observação se constituiu em apreender as características das crianças, da turma e do trabalho das professoras em relação ao letramento literário. Percebeu-se que esse trabalho ocorria sem um planejamento, perdendo dessa forma seu potencial. Entendendo, a partir de leituras de autores como Abramovich (1989), Souza (2013, 2016a, 2016b), Girotto (2016a, 2016b, 2018), Reyes (2010), entre outros, a importância da literatura na primeira infância, as pesquisadoras se sentiram motivadas a realizar um projeto de intervenção para inferir naquela realidade. A partir das observações foram feitos planejamentos para um projeto de leitura literária, onde foram definidas as obras que seriam lidas e como se daria o processo de execução dele nas turmas. O projeto de leitura buscava proporcionar o prazer que a literatura pode trazer e permitir o diálogo sobre as obras trabalhadas. Conclui-se que a escola deve ser um espaço de formação de leitores, e para que isso seja possível, o planejamento prévio das leituras é essencial. Ressalta-se, neste sentido, a importante função do professor da educação infantil como mediador da leitura literária e da influência do espaço da biblioteca na formação dos pequenos leitores. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper reports a research-action on the formation of literary readers in the kindergarten, carried out in a private school in Curitiba (Brazil). Through the participatory observation of the researchers in two early childhood education classes, being one of Level IV, with children between 3 and 5 years old, and one in Level V, with children between 4 and 6 years old, it was noticed the deficit work with the literary reading at this school. The observation consisted in apprehen the features of the children, the class and the teacher's work. It was noticed that this work happen without planning, thus losing its potential. Understanding the importance of literature in early childhood, based on readings by authors such as Abramovich (1989), Souza (2013, 2016a, 2016b), Girotto (2016a, 2016b, 2018), Reyes (2010), among others, the researchers felt motivated to carry out an intervention project to infer in that reality. From the observations, plans were made for a reading project, in which the works to be read were defined as well as the execution process in the classes. The reading project sought to provide the pleasure that literature can provide and allow the dialogue on the works. It is concluded that the school should be a space for the training of readers, and for this to be possible, the prior planning of the readings is essential. It stands out, in this sense, the important role of the child education teacher as a mediator of literary reading and the influence of library space on the training of small readers. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Livros e leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Título: dc.title | Uma pesquisa-ação na formação de leitores na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: