
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Urban, Ana Claudia, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Dioury de Andrade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86721 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86721 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dra. Ana Claudia Urban | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 53-55 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo evidenciar possíveis trabalhos com fontes históricas na Educação Infantil por meio de brinquedos e brincadeiras. Considerando a realização de um levantamento bibliográfico sobre a Educação Infantil, a aprendizagem histórica através de fontes históricas e o uso de brinquedos e brincadeiras para o ensino de História, a pesquisa trouxe como questão principal o significado das práticas com fontes históricas nessa etapa de ensino. Tomou-se como referencial teórico os autores Cooper (2006 e 2012), Oliveira, (2010), Kishimoto (1994), Urban (2015), Urban e Luporini (2015), Meinerz (2018), a dissertação de mestrado de Oliveira (2013) e documentos oficiais norteadores da educação brasileira. A pesquisa empírica objetivou investigar conhecimentos de professores que atuam na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Curitiba/PR a respeito de fontes históricas e suas possibilidades de trabalho com crianças pequenas a partir de brinquedos e brincadeiras. A investigação foi realizada por meio de questionários de caráter qualitativo, os quais também levantaram as perspectivas a respeito da formação continuada ofertada pela mantenedora. Os resultados indicaram pouca familiaridade dos professores com o que são fontes históricas e sua importância pedagógica em sala de aula, prevalecendo a concepção de fonte materiais sobre as não materiais, como também ressaltando a importância da formação continuada e o interesse por discussões e propostas de atividades condizentes com a realidade escolar. Para além disso, foi consensual o reconhecimento da importância das brincadeiras com as crianças, assim como a boa aceitação por parte das turmas com a utilização dessas estratégias de ensino/aprendizagem no cotidiano escolar. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present research had the objective of evidencing possible works with historical sources in Early Childhood Education through toys and games. Considering the accomplishment of a bibliographical survey on Early Childhood Education, historical learning through historical sources and the use of toys and games for the teaching of History, the research brought as main question the meaning of practices with historical sources in this stage of teaching. The authors, Cooper (2006 and 2012), Oliveira (2010), Kishimoto (1994), Urban (2015), Urban and Luporini (2015), Meinerz (2018), Oliveira (2013) and official documents guiding the Brazilian education, was used as theoretical reference. The empirical research aimed to investigate the knowledge of teachers who work in Early Childhood Education in Curitiba / PR’s municipal school system. The research was carried out through questionnaires of a qualitative nature, which also raised the perspectives regarding the continued formation offered by the maintainer. The results indicated that teachers are not very familiar with what are historical sources and their pedagogical importance in the classroom, prevailing the conception of source materials over non-materials, as well as emphasizing the importance of continuing education and interest in discussions and proposals of activities consistent with the school reality. In addition, it was consensual to recognize the importance of play with children, as well as the good acceptance by the classes with the use of these strategies of teaching / learning in the school routine. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História - Fontes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Título: dc.title | Brinquedos e brincadeiras : uma reflexão sobre o trabalho com fontes históricas na educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: