
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Verona, Daiane Conceição | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86720 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86720 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a. Dr.a Tania Teresinha Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com quatro cursos de Pedagogia, de Instituições de Ensino Superior – IES, sendo denominadas como Universidades. O objetivo foi investigar o processo de formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura disponível no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, acerca do objetivo deste trabalho. Em seguida se busca a legislação do curso de Pedagogia no Brasil (BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997; BRASIL, CNE, 2006; BRASIL, DCNP, 2006; BRASIL, DCNEB, 2013; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017), algumas considerações para a identidade do pedagogo (LIBÂNEO, 2011; POLLI e FERREIRA, 2017) e formação de professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (GARCIA, 1999; CURI, 2004). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando documentos como matriz curricular, ementa e plano de ensino de disciplinas relacionadas à Matemática, disponibilizados pelas IES. Primeiramente, a análise foi realizada em torno da matriz curricular dos cursos no que se refere à carga horária e ao período/ano que as disciplinas são ofertadas no curso. Posteriormente, observando os documentos das disciplinas, analisando ementas e planos de ensino, identificaram-se os conhecimentos relativos à Matemática e ao como ensinar a Matemática (GARCIA, 1999) que são abordados durante a formação. A partir destas análises conclui-se que há uma lacuna nesta formação, pelo fato da ênfase maior estar no conteúdo matemático, e não em como ensinar a Matemática. Posto isso, percebe-se que o egresso não tem contato em como abordar o conteúdo durante as disciplinas do curso, para assim ministrar uma aula. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paperwork is about a research carried out with four courses of Pedagogy from Higher Education Institutions, defined as Universities. The objective was to investigate the process of the formation of a Mathematics teacher for the initial years of Elementary School. In the first moment a literature review about the objective of this paperwork was made. This review is available on the website of the Brazilian Society of Mathematical Education. Afterwards, a search for legislation of the course of Pedagogy in Brazil (BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997; BRASIL, CNE, 2006; BRASIL, DCNP, 2006; BRASIL, DCNEB, 2013; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017), some considerations for the identity of the pedagogue (LIBÂNEO, 2011; POLLI e FERREIRA, 2017) and teacher training for teaching Mathematics in the initial years of Elementary School (GARCIA, 1999; CURI, 2004) was conducted. A qualitative research was carried out, using documents such as curricular matrix, syllabus and teaching plan of Mathematics related disciplines, provided by HEIs. Firstly, the analysis was carried out around the curricular matrix of the courses regarding the hours and the period / year which the subjects are offered in the course. Later, by observing the documents of the disciplines and analyzing discipline syllabuses and teaching plans, is was possible to identify the knowledge of Mathematics and how to teach Mathematics (GARCIA, 1999) which are dealt with at the University. From these analyzes it has been concluded that there is a gap in teacher formation, because the emphasis is on mathematical content, and not on how to teach mathematics. Therefore, it is noticed that the graduates have not enough knowledge in order to teach a class. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino primario | - |
| Título: dc.title | A formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: