A fotografia e o ensino de história : análise das fotografias em uma coleção de livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cândice Kelly Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86711-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Nadia Gaiofatto Gonçalves.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 49-50-
Descrição: dc.descriptionResumo : No presente trabalho pretendo analisar a fotografia como um tipo de fonte documental em livros didáticos de uma coleção de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos, identificar de que forma essas fontes são utilizadas e discutir como o uso desses elementos visuais pode ampliar o repertório cultural do aluno e colaborar para uma compreensão crítica dos fatos históricos. O intuito da pesquisa é averiguar se realmente as fotografias utilizadas em livros didáticos da Coleção Brasiliana – Editora IBEP (2014), são usadas como fontes documentais, ou apenas como figuras ilustrativas. O uso da fotografia para finalidade didática é um tema recente nas pesquisas, mas destacamos a importância desse assunto no trabalho em questão, uma vez que a fotografia, enquanto fonte história, pode ser utilizada didaticamente, para a construção do conhecimento histórico.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFotografias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Livros didaticos-
Título: dc.titleA fotografia e o ensino de história : análise das fotografias em uma coleção de livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.