Brincadeira e desenvolvimento da criança pequena : conhecimento neurocientífico e o fazer pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruna Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86708-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Sandra Regina Dias da Costa.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 44-48-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho tem por objetivo investigar se e como o conhecimento neurocientífico tem contribuído para a prática pedagógica dos docentes em instituições de Educação Infantil, sobretudo em relação à brincadeira e o desenvolvimento da criança pequena. Tendo como embasamento a teoria de LevSemionovitch Vigotski sobre a importância do brinquedo e estudos neurobiológicos que explicam como se dá o desenvolvimento do sistema nervoso na primeira infância, buscou-se destacar a relevância da atuação do docente para o desenvolvimento da criança pequena. O presente estudo, teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, adotando-se como técnica de coleta de dados, uma revisão bibliográfica a partir da localização, leitura e discussão em fontes primárias e secundárias e um levantamento de artigos em três bases de dados (Dialnet, PePSIC e SciELO) sobre o que tem sido pesquisado em relação ao tema "desenvolvimento infantil e brincadeira". A partir dessa busca, foi encontrado um número reduzido de pesquisa nessa temática, principalmente em relação ao conhecimento neurocientífico e a prática do docente. Consequentemente, os resultados obtidos evidenciaram que os docentes têm pouco conhecimento sobre a importância de estimular as crianças, despertar a imaginação e apresentar novas situações nas brincadeiras. Para tanto, se faz necessário uma formação inicial e continuada dos docentes que contemplem os estudos neurocientíficos sobre o desenvolvimento infantil e a relevância da brincadeira.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The aim of this study is to investigate whether and how neuroscientific knowledge has contributed to the pedagogical practice of teachers in early childhood education institutions, especially in relation to children's jest and development. Based on Lev Semionovitch Vigotski's theory about the importance of toy and neurobiological studies that explain how the nervous system develops in early childhood, we sought to highlight the relevance of the teacher's role in the development of the young child. The present study was based on a qualitative approach, using a data collection technique, a bibliographic review based on localization, reading and discussion in primary and secondary sources, and a survey of articles in three databases (Dialnet, PePSIC and SciELO) about what has been researched in relation to the theme "child development and jest". Based on this search, a small number of research was found in this subject, mainly in relation to the neuroscientific knowledge and the practice of the teacher. Consequently, the results showed that teachers have little knowledge about the importance of stimulating children, awakening the imagination and presenting new situations in the jest. Therefore, it is necessary an initial and continuous training of the teachers that contemplate the neuroscientific-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência cognitiva-
Título: dc.titleBrincadeira e desenvolvimento da criança pequena : conhecimento neurocientífico e o fazer pedagógico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.