A importância da educação física/linguagem movimento na educação infantil : olhares a partir das experiências em uma escola municipal de Curitiba-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorFrasquetti, Carolina Maximiano Tamião-
Autor(es): dc.creatorBabio, Anne Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86707-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 54-55-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da Educação Física/Linguagem Movimento na Educação Infantil, em especial as possibilidades que essa dimensão da educação traz para o desenvolvimento integral das crianças nesse nível de ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa procurando analisar documentos que norteiam a Educação Infantil e a Linguagem Movimento, tanto no âmbito nacional, por meio da Lei de Diretrizes e Bases (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (2010, 2012, 2013 e 2018), além dos documentos do âmbito do município de Curitiba, como o Caderno Movimento (2009) e o Caderno de Princípios e Fundamentos da Educação Infantil (2016). Realizamos também uma revisão de literatura a fim de apresentar a dimensão da Educação Física como Linguagem Movimento na Educação Infantil. Além disso, o trabalho procura apresentar algumas formas de se trabalhar a Educação Física com a Educação Infantil, tendo em vista as aulas observadas e a forma como a professora realiza suas aulas, em uma escola da rede pública de Curitiba. A partir de uma entrevista realizada com a professora responsável pela aula de Movimento, conseguimos nos aprofundar mais no tema abordado, entendendo o processo de elaboração e desenvolvimento das aulas e os planejamentos feitos por ela, dando centralidade aos interesses e particularidades das crianças na escolha e abordagem de temas relacionados aos seus cotidianos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal em crianças-
Título: dc.titleA importância da educação física/linguagem movimento na educação infantil : olhares a partir das experiências em uma escola municipal de Curitiba-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.